
NÚMEROS – HCP, reverenciado pela Alepe, é responsável pelo atendimento de 55% das vítimas da doença no Estado. Foto: Alepe
Com 73 anos de serviços prestados à população, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) foi homenageado, nesta quinta (22), em Grande Expediente Especial (GEE) realizado pela Alepe. Responsável pelo atendimento de 55% das vítimas da doença no Estado, a instituição tem 180 médicos que, junto com a equipe de enfermeiros e outros profissionais de saúde, realizam mais de 600 cirurgias e cerca 1,5 mil atendimentos de urgência por mês. Além disso, a unidade promove entre 3,5 e 4 mil sessões de quimioterapia e mais de 8 mil sessões de radioterapia mensais.
“O Hospital de Câncer é um patrimônio do povo pernambucano, sempre buscando a excelência para deixar um legado, principalmente para os nosso pacientes”, declarou o superintendente-geral do HCP, Hélio Fonseca. “O HCP passou por alguns momentos de dificuldade nos anos 1990, mas, após o processo de intervenção iniciado em 2007 pelo Governo do Estado, abriu-se uma luz para a instituição”, registrou o gestor, que relembrou homenagem feita pela Alepe aos 70 anos da entidade.

APOIO – “Incentivamos, sempre, todos os colegas a ajudar o HCP, principalmente por meio das emendas parlamentares”, observou Cleiton Collins. Foto: Alepe
Após oito anos de intervenção, o Hospital de Câncer pôde voltar, em 2015, a ser uma instituição privada sem fins lucrativos. Além da unidade oncológica, o HCP administra o Hospital da Mulher do Recife e três Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (Upaes). A revitalização também incluiu a intensificação do papel da organização no ensino, com a recriação dos programas de residência médica. “No último concurso para médico oncologista do Governo Estadual, pude ter o orgulho de ver que três dos quatro primeiros colocados passaram pela nossa residência”, observou Hélio Fonseca.
“Essa é uma história de sucesso na recuperação de um hospital muito especial para os pernambucanos. Por isso que incentivamos, sempre, todos os colegas a ajudar o HCP, principalmente por meio das emendas parlamentares”, enfatizou o deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que presidiu o GEE. Segundo Hélio Fonseca, as emendas parlamentares federais e estaduais recebidas pelo hospital “foram essenciais para a restauração do parque tecnológico e continuam sendo importantes para novos investimentos”.

ELOGIO – Autor da proposição do evento, Lessa destacou que instituição é referência em oncologia no Brasil. Foto: Alepe
O deputado Aluísio Lessa (PSB), que solicitou a homenagem, ressaltou que a intervenção só ocorreu “porque o ex-governador Eduardo Campos tomou para si a missão de restaurar o HCP”. O socialista lembrou que a instituição é referência em oncologia no Brasil, chegando a receber pacientes de fora do País.
Voluntariado – Filantropia e o trabalho voluntário estão na origem da história do Hospital de Câncer de Pernambuco. Dília Henriques, esposa do médico José Henriques, e Esther Souto Carvalho, esposa do empresário e do ex-deputado federal Adelmar da Costa Carvalho, foram as protagonistas do trabalho em busca de doações para a compra do terreno e a construção da unidade, fundando a rede de voluntários em favor do HCP que existe até hoje.
Atualmente, o hospital tem um corpo de 260 voluntários que atuam, por exemplo, na confecção de perucas que são doadas às pessoas em tratamento. “Temos pacientes muito carentes, que chegam a pedir para não ter alta porque não têm o que comer em casa. Então precisamos providenciar alimentação, medicamentos e suplementos alimentares para eles, além do abraço e do amor em tantas situações que acompanham a doença”, contou Helena Acioly, que coordena a rede de trabalhos voluntários. “Mas nada pode ser mais gratificante do que garantir a medicação para um paciente e ver ele agradecer porque vai dormir sem dor.”