Legislativo pernambucano reverencia Dia Nacional da Imigração Japonesa

Em 26/06/2018 - 21:06
-A A+
06-26-solene-fa-111

HOMENAGEM – Reunião Solene foi proposta pelo Bispo Ossesio Silva e presidida por Joaquim Lira. O cônsul-geral do Japão, Jiro Maruhashi (e), e Nelson Mitimasa, presidente da Associação Cultural Japonesa do Recife, discursaram durante cerimônia. Foto: Alepe

O Dia Nacional da Imigração Japonesa, celebrado em 18 de junho, foi comemorado em Reunião Solene na Assembleia Legislativa, na noite desta terça (26). A iniciativa da cerimônia que enalteceu os 110 anos da chegada desse povo ao Brasil partiu do deputado Bispo Ossesio Silva (PRB).

No dia 18 de junho de 1908, desembarcava no Porto de Santos (SP) o Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes vindos do Japão, totalizando 165 famílias. Esses pioneiros eram, em sua maioria, agricultores que vieram trabalhar nas fazendas de café do Interior de São Paulo.

A solenidade foi aberta pelo deputado Joaquim Lira (PSD). O parlamentar lembrou que os primeiros nipônicos a chegarem a Pernambuco foram Asanobuske Gemba e o seu filho Matsuichi, em 1918. Os dois cultivavam verduras no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. “Este Parlamento Estadual saúda a valorosa comunidade japonesa, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de Pernambuco e para a formação da sociedade brasileira”, destacou.

Bispo Ossesio Silva parabenizou todos os japoneses e descendentes, e enfatizou que a comunidade de origem nipônica no Brasil – constituída por cerca de 1,6 milhão de pessoas – é a maior do mundo fora daquele país. Para o deputado, esse “vínculo humano é o principal patrimônio das relações, potencializando o diálogo e a cooperação entre o Brasil e o Japão”.

Reunião Solene para homenagear o Dia Nacional da Imigração Japonesa

CULTURA – Voluntários da Associação Japonesa apresentaram dança típica no auditório da Assembleia. Foto: Alepe

O cônsul-geral do Japão, Jiro Maruhashi, disse que a homenagem da Alepe é motivo de alegria e honra, sobretudo neste momento de comemoração pelos 110 anos da imigração no País. Segundo ele, Pernambuco conta com cerca de 30 mil descendentes de japoneses. Durante a Reunião Solene, uma placa comemorativa foi entregue a Nelson Mitimasa, presidente da Associação Cultural Japonesa do Recife.