
INVESTIGAÇÃO – Petista quer apurar repasse de verbas, condições dos veículos e política orçamentária. Foto: Jarbas Araújo
A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a eficiência do transporte coletivo metropolitano do Recife – serviço atualmente concedido ao Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) – foi proposta pela deputada Teresa Leitão (PT) na Reunião Plenária desta quarta (7). Em discurso no Grande Expediente, a petista leu o requerimento que apresentará à Mesa Diretora e pediu apoio aos colegas para a aprovação. A abertura de uma CPI na Alepe exige a assinatura de 17 deputados.
Teresa lembrou que a iniciativa de investigar o serviço surgiu no fim do ano passado, em audiência pública promovida pela Comissão de Negócios Municipais. Os objetivos da CPI, segundo a parlamentar, são “apurar a falta de repasses de verbas públicas referentes à arrecadação do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano)”, “investigar as condições de segurança e qualidade dos veículos” e “avaliar políticas e critérios de composição orçamentária que justificam os reajustes”, entre outros.
Por fim, a petista alegou a necessidade de se conferir transparência à gestão do transporte público urbano. “A obrigação de 17 assinaturas já indica que deve haver uma adesão que ultrapasse as bancadas”, observou. “Desta forma, espero contar com a contribuição dos meus pares, seguindo a linha do espírito público que esta Casa tem demonstrado”, concluiu.