Cônsul-geral da Argentina recebe Título de Cidadão de Pernambuco

Em 07/12/2017 - 20:12
12-07-solene-kc-191

CERIMÔNIA – Honraria concedida ao argentino Jaime Beserman foi proposta pelo deputado Eriberto Medeiros em reconhecimento aos serviços prestados pelo diplomata ao Estado. Foto: Kerol Correia

Em reconhecimento a sua gestão no Consulado Geral da República Argentina no Recife, o diplomata Jaime Hernando Beserman recebeu da Assembleia Legislativa, na noite desta quinta (7), o Título de Cidadão de Pernambuco. A Reunião Solene, proposta pelo deputado Eriberto Medeiros (PTC), aconteceu no Auditório Sérgio Guerra, prédio-sede da Alepe.

O argentino Beserman chegou ao Recife em outubro de 2013 para exercer a chefia da representação diplomática de seu país. Além de Pernambuco, o consulado abrange os Estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Incremento do turismo e das atividades de importação e exportação entre empresas da Argentina e da Região Nordeste do Brasil foram algumas das ações destacadas no discurso do deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que coordenou a solenidade.

“A concessão deste título é uma forma de reconhecimento dos pernambucanos ao trabalho do cônsul nos últimos quatro anos. Agora, deixando o Recife, ele pode levar no coração a pernambucanidade a que faz jus”, prosseguiu o parlamentar. Após quatro anos na Capital, o diplomata retorna para a Argentina em janeiro de 2018.

Para Eriberto Medeiros, a homenagem é merecida. “O cônsul-geral Jaime Beserman tem contribuído muito para o desenvolvimento do turismo de Pernambuco”, ressaltou, enfatizando que, no início do próximo ano, mais dois voos ligarão o Recife à Argentina. Além do trecho Recife-Buenos Aires, as novas rotas terão como destino as cidades de Córdoba e Rosário. “O maior fluxo de turistas em nosso Estado é de argentinos, e essa nação tem investido muito em Pernambuco. Tudo isso, por intermédio do trabalho desse diplomata”, frisou.

Emocionado, Beserman agradeceu a concessão do Título de Cidadão. “Estou muito honrado e feliz por me sentir parte deste Estado, que recebeu a mim e a minha esposa de coração e de braços abertos. Conseguimos fazer muitas coisas para deixar meu país mais perto deste Pernambuco tão querido”, afirmou. Desativado durante alguns anos, o Consulado da Argentina no Recife foi reaberto em novembro de 1997.

Também participaram da cerimônia o vice-governador Raul Henry, o deputado Henrique Queiroz (PR) e diversas autoridades diplomáticas.