
SOLUÇÃO – Parlamentar destacou que trecho da Adutora do Agreste trará água do Sistema Prata/Pirangi para o município. Foto: Roberto Soares
O trecho da Adutora do Agreste que será utilizado para melhorar o abastecimento de água em Toritama (Agreste Setentrional) começou a ser testado na semana passada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), segundo anunciou a deputada Laura Gomes (PSB), no Pequeno Expediente desta terça (24). Após essa fase, que deve ser concluída no início de novembro, o município deverá receber a água do Sistema Prata/Pirangi, localizado na Mata Sul.
De acordo com a parlamentar socialista, a iniciativa fará com que os toritamenses voltem a ter água nas torneiras. Atualmente, apenas 40% da cidade está sendo abastecida, de maneira emergencial, pelo Sistema Sirijí – situado na Mata Norte. “Em breve estaremos celebrando a superação do problema que tivemos no abastecimento de Toritama, após o colapso da Barragem de Jucazinho.”
“Se não fossem todas essas obras feitas em tempo recorde pelo Governo Paulo Câmara, estaríamos numa situação desesperadora no Agreste. Caruaru e outros oito municípios do Polo de Confecções estavam ameaçados de ser abastecidos apenas por carros-pipa”, afirmou Laura Gomes.