Alepe instala Comissão Especial para elaborar Estatuto da Pessoa com Câncer

Em 08/05/2017 - 15:05
-A A+
Reunião de Instalação da Comissão Especial do Estatuto do Portador de Câncer

COLEGIADO – O deputado Rodrigo Novaes foi eleito presidente, e as deputadas Socorro Pimentel e Simone Santana foram designadas, respectivamente, relatora e vice-presidente. Foto: Jarbas Araújo

Nesta segunda (8), a Assembleia passou a contar com a Comissão Especial que discutirá a criação do Estatuto da Pessoa com Câncer em Pernambuco. Durante a reunião de instalação do colegiado, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi eleito presidente, e as deputadas Socorro Pimentel (PSL) e Simone Santana (PSB) foram designadas, respectivamente, relatora e vice-presidente.

De acordo com Novaes,  serão realizadas visitas a instituições que prestam serviços de oncologia no Estado, a exemplo de entidades assistenciais como o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (Nacc) e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAC). “Precisamos conhecer de perto as dificuldades, ouvir as demandas e poder colher sugestões para elaborar um estatuto que realmente reflita as necessidades da população”, declarou o parlamentar.

O objetivo do grupo é garantir prioridade e amparo aos pacientes com câncer no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Também são membros titulares os deputados Júlio Cavalcanti (PTB) e Roberta Arraes (PSB). Os deputados Clodoaldo Magalhães (PSB), Isaltino Nascimento (PSB), Priscila Krause (DEM), Sílvio Costa Filho (PRB) e Terezinha Nunes (PSDB) atuarão como suplentes.

Plenário – À tarde, no tempo dedicado à Comunicação de Lideranças, Novaes compartilhou com os demais parlamentares os objetivos do colegiado. “Há várias questões que precisam ser verificadas, como abrigo, transporte, exames e medicamentos necessários a esses pacientes”, esclareceu. Para o deputado, o grupo também trabalhará para que os serviços públicos na área de oncologia cheguem aos municípios do Interior.