
QUEIXA – Segundo deputado, atuação do órgão estaria comprometida na região, devido ao repasse insuficiente de recursos pelo Governo do Estado. Foto: Jarbas Araújo
O deputado Álvaro Porto (PSD) foi à tribuna, durante o Grande Expediente desta terça (25), relatar problemas verificados na unidade do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) do município de Garanhuns, no Agreste Meridional. Segundo o parlamentar, a atuação do órgão estaria comprometida na região, em consequência do repasse insuficiente de recursos por parte do Governo do Estado.
De acordo com Porto, profissionais daquela unidade do IPA apresentaram queixas aos deputados da Oposição, na última semana, em visita feita pelo grupo por meio da iniciativa Pernambuco de Verdade. “Ficamos sabendo que escritórios estão sem funcionar por falta de pagamento de aluguel. Outros estão inviabilizados porque a energia é constantemente cortada em decorrência de débitos com a Celpe”, narrou.
O parlamentar apontou, também, mau aproveitamento dos recursos. “Mais de dez carros usados para o deslocamento de técnicos às propriedades rurais estão virando sucata na garagem, por falta de combustível. Máquinas agrícolas encontram-se estacionadas e têm servido como ‘depósito de poeira’”, acrescentou Porto, pedindo providências do Governo do Estado.
“Essa situação precisa ser debatida, enfrentada e resolvida. Não é possível que as autoridades responsáveis pelo setor permaneçam como se desconhecessem a realidade da seca, das perdas e das dificuldades de quem vive no campo”, concluiu.