Hospital de Câncer recebe homenagem pelos 70 anos de fundação

Em 23/11/2015 - 20:11
-A A+
INSTITUIÇÃO - Unidade de saúde responde por 80% das cirurgias de cabeça e pescoço do Estado. Foto: Giovanni Costa

INSTITUIÇÃO – Unidade de saúde responde por 80% das cirurgias de cabeça e pescoço do Estado. Foto: Giovanni Costa

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), instituição procurada por mais da metade das pessoas com a doença no Estado, recebeu homenagem na Assembleia Legislativa, nesta segunda (23), pelos 70 anos de fundação. Nascida em 1945, a organização filantrópica responde hoje por 80% das cirurgias de cabeça e pescoço em Pernambuco, além de realizar 60% dos atendimentos de mama no Estado. A solenidade aconteceu a requerimento da deputada Simone Santana (PSB).

O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), que presidiu a cerimônia, lembrou que o HCP é o quinto hospital no Brasil em cirurgias oncológicas. “A instituição enfrentou forte crise nos anos 2000, mas iniciativas do Governo do Estado contribuíram para mudar o quadro negativo da unidade e impor eficiência na gestão”, descreveu.

Simone Santana destacou o esforço dos grupos voluntários no hospital, atraídos, segundo a parlamentar, pela seriedade do trabalho executado na organização. “A rede de voluntárias e voluntários é a alma do HCP, uma das instituições mais admiradas pelo povo pernambucano”, disse. A deputada entregou placa comemorativa ao superintendente-geral da unidade, o médico Hélio Fonseca.

Para o gestor, a credibilidade reconquistada demonstra o compromisso e a capacidade técnica do Hospital de Câncer. “O HCP é orgulho e patrimônio de Pernambuco”, declarou.