Pernambuco passa a integrar Rede de TV Legislativa Digital

Em 06/09/2012 - 00:09
-A A+

BRASÍLIA – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) faz parte, agora, da Rede Nacional de TV Legislativa Digital. O presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), assinou, ontem, em Brasília, convênio com o presidente da Câmara Federal, deputado Marco Maia, para incluir, no Recife, a TV Assembleia num canal digital aberto compartilhado com a TV Câmara e a TV Senado. O convênio também foi assinado pelas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Norte, do Paraná e do Acre, além das Câmaras Municipais de Natal e de Curitiba.

Para, Guilherme Uchoa, a implantação de um canal legislativo em Pernambuco favorece ao cidadão, uma vez que lhe possibilita acompanhar de perto a atividade parlamentar. O presidente acrescentou que o novo canal legislativo, unindo as esferas federal e estadual em programações paralelas e simultâneas, permite ao eleitor acompanhar seus representantes tanto no Congresso como na Assembleia.

Prestigiaram o evento o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo, e os deputados federais Pastor Eurico e Roberto Teixeira, todos de Pernambuco. O chefe do Departamento de TV da Alepe, Antônio Magalhães; e o chefe de gabinete do presidente, Walter Costa, assinaram o convênio como testemunhas.

A solenidade de assinatura aconteceu no gabinete do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). O parlamentar gaúcho comentou o interesse dos presidentes das Assembleias e Câmaras em participar da nova rede digital de TV Legislativa, que só foi possível viabilizar a partir da modernização tecnológica. No novo modelo de televisão digital, pode haver o compartilhamento do canal em quatro subcanais, sem prejuízo de definição da imagem nem de áudio.

A TV Câmara, que comanda o processo de implantação da Rede de TV Legislativa em algumas áreas do País – outras são coordenadas pela TV Senado -, instalará, com recursos próprios, um potente transmissor de TV para atingir, inicialmente, o Recife e a região metropolitana. Um subcanal transmitirá a TV Câmara, outro a TV Senado e o terceiro, a TV Assembleia de Pernambuco. O quarto subcanal estará destinado à Câmara Municipal que quiser participar do projeto.

No caso da Alepe, isso significa a ampliação da cobertura das ações do Parlamento. Serão transmitidas na íntegra e ao vivo as reuniões plenárias, os debates nas Comissões, audiências públicas e CPIs. Também será aberto espaço nessa mídia para assuntos políticos, econômicos e culturais do Estado.

No momento, a Assistência de Comunicação Social da Alepe finaliza a construção de um estúdio de TV e já foram instaladas ilhas de edição.