A Assembléia Legislativa e a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe), firmaram convênio, nesta terça (treze de novembro), para realização de uma consulta pública visando a escolha da Data Magna de Pernambuco.
A enquete popular está prevista em um projeto de lei apresentado pela deputada Terezinha Nunes, do PSDB, instituindo a data comemorativa. A matéria já está tramitando na Casa. Por meio do convênio, a Asserpe vai coordenar a consulta, que será promovida por setenta e três emissoras de rádio até o dia trinta de novembro. A entidade vai apurar o resultado das enquetes, e o resultado será acatado pelos deputados no momento da discussão do projeto de lei.
Cinco datas foram sugeridas pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco para apreciação do público: treze de janeiro, que marcou a execução de Frei Caneca; vinte e sete de janeiro, data da Restauração Pernambucana; seis de março, quando ocorreu a Revolução Constitucionalista de mil oitocentos e dezessete; cinco de outubro, dia da Convenção de Beberibe, e dez de novembro, data da Proclamação da República no Senado de Olinda.
O primeiro vice-presidente da Assembléia, Izaías Régis, do PTB, acredita que a Casa, por meio de projetos como o da criação da Data Magna de Pernambuco, cumpre o papel de fortalecer a educação no Estado. // Já Terezinha Nunes salientou que Pernambuco, apesar de contar com grandes feitos históricos, é uma das poucas unidades da federação que ainda não instituíram data magna.
O presidente da Asserpe, Marcos de Oliveira, anunciou que as emissoras de rádio disponibilizam, a partir dessa quarta (catorze), o número trinta e dois zero sete, vinte e dois, trinta e três, para que os ouvintes do Grande Recife participem da votação. No interior, a população pode opinar por meio de cartas ou depositando votos em urnas localizadas nas emissoras de rádio. // Oliveira afirmou que a entidade se sente privilegiada por ter sido escolhida pela Assembléia para coordenar a iniciativa.
A página da Assembléia na internet vai disponibilizar um link para a enquete. O Legislativo Estadual também instalou três urnas, localizadas no prédio-sede, no Anexo Um e na Escola do Legislativo, para que o público participe da votação. (C.F.)
Deputado Izaías Régis
Marcos de Oliveira