Violência – Pernambuco debate segurança pública

Em 20/04/2006 - 00:04
-A A+

Durante os dias 17 e 19 de abril, propostas para aprimorar as políticas de segurança em Pernambuco foram discutidas no I Fórum Estadual de Debate sobre Políticas Públicas para o Policial (Forpol). O evento, realizado no auditório da Justiça Federal, foi registrado ontem na Assembléia, pelo deputado Sérgio Leite (PT). Participaram representantes das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e das guardas municipais da região metropolitana. O fórum também abriu o debate entre ONGs, entidades e os candidatos a governador, que puderam participar e apresentar suas propostas para a área. Os candidatos também receberam um documento com sugestões.

“Acredito que a discussão trará grande contribuição para o processo de elaboração de uma política de segurança para Pernambuco. Os candidatos disseram que estão elaborando os programas de Governo, mas se comprometeram a ouvir o fórum e incorporar as sugestões. A intenção é elaborar um plano estratégico para que, pelo menos, a partir do próximo ano seja implementada uma política de segurança efetiva, no formato de força tarefa, envolvendo os Poderes, entidades da sociedade civil e instituições ligadas à área de segurança”, acrescentou.

Entre as propostas apresentadas, está a implementação de ações para estimular o policial. Leite ainda criticou o atual Governo por não ter apresentado, durante todo o mandato, alternativas para resolver a questão. Em apartes, os deputados Roberto Leandro (PT) e Nélson Pereira (PCdoB) destacaram que “iniciativas como o fórum são importantes para que se possa vislumbrar soluções para a segurança pública”. Leandro ainda afirmou que o candidato do PT, Humberto Costa, ouvirá o segmento.

Entre as entidades que participaram, estão a Associação dos Servidores de Polícia Federal em Pernambuco, que promoveu o fórum, os Sindicatos dos Agentes Penitenciários e dos Policiais Civis.