Brasão da Alepe

Requerimento 792/2023

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja realizada uma Reunião Solene no dia 21 de agosto de 2023, em celebração ao 174º aniversário de Joaquim Nabuco, Patrono da Assembleia Legislativa de Pernambuco, comemorado em 19 de agosto.

Justificativa

A abolição da escravatura no País, em 1888, teve inspiração em um dos personagens mais ricos da História brasileira: Joaquim Nabuco. Político, diplomata, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu no Recife, em 19 de agosto de 1849. Foi na capital pernambucana que concluiu bacharelado em letras e em direito, em 1870, pouco antes de seguir para Londres, na Inglaterra, onde foi adido de primeira classe na Embaixada brasileira. Em seguida, exerceu o cargo em Washington, nos Estados Unidos.

Atraído pela política, elegeu-se deputado por Pernambuco. No Congresso Nacional, iniciou uma grande campanha em favor do abolicionismo, já que acreditava que a escravidão tinha grande influência nas mazelas enfrentadas pela sociedade brasileira. Nabuco configurou-se um ponto fora da curva por abordar a escravidão com uma contundência social que não era comum no século XIX.

Após um período na Europa, onde se dedicou à elaboração de uma das suas principais obras, O Abolicionismo, retornou ao Brasil e foi novamente eleito deputado federal, tendo se retirado da vida pública em seguida, e se aproximado de nomes como Machado de Assis e Gilberto Freyre. 

A Lei Estadual nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, instituiu, em seu art. 229, o dia 19 de agosto como o Dia Estadual de Pernambuco. O dispositivo legal estabelece que sejam priorizadas iniciativas que garantam manter, avivar e divulgar a memória e o pensamento cívico-político do Patrono da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Joaquim Nabuco.

Este requerimento presta um tributo à importância histórica e social de Joaquim Nabuco e de seus relevantes trabalhos em busca da justiça e da liberdade. A reunião solene celebrará o 174º aniversário do mais ilustre representante dos valores defendidos por este Poder Legislativo, que tem como patrono um intelectual e defensor dos mais elevados ideais e interesses do povo brasileiro.

Diante de tais considerações e da inquestionável relevância do Patrono da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, solicitamos aos nossos ilustres pares a melhor das acolhidas para a aprovação deste requerimento em plenário, a fim de que a Assembleia Legislativa de Pernambuco celebre esta homenagem com uma reunião solene.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 02/08/2023 D.P.L.: 51
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.