Brasão da Alepe

PROJETO DE RESOLUÇÃO 3676/2022

Concede o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Professor Doutor Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos.

Texto Completo

     Art. 1º Fica concedido o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano a ao Professor Doutor Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos.

     Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos (50 anos) nasceu no Estado do Piauí. Mesmo humilde e com muitas limitações, aproveitou tudo que uma criança do interior nordestino podia fazer/curtir, sem tecnologias modernas, com muita alegria e ludicidade ímpar. Foi também educado e iniciado nos estudos em escola pública do interior, para posteriormente migrar para capital Teresina com a finalidade de completar os estudos em melhores colégios e se formar.

Nasceu e fortaleceu a ideia de mudar de estado para tentar melhorar a vida. Era ainda início do semestre letivo de 1990 no Colégio Objetivo quando recebeu o convite de um grande amigo para tentar vestibular na capital pernambucana. Partiram para luta e chegou para realizações das provas no prédio da UNICAP. Foi muito bem recebido numa Unidade do Colégio Objetivo na Rua do Hospício no Recife para apoio e onde recebeu orientações, no início era tudo muito trabalhoso e a árdua a tarefa de adaptação e reconhecimento. O primeiro local de contato por indicações na cidade foi uma pousada na Rua da Soledade no final do ano para realização das primeiras provas e depois no Hotel América em janeiro de 1991 na Praça Maciel Pinheiro, sempre próximos à Av. Conde da Boa Vista nossa referência principal.

Nesse mesmo mês de janeiro de 1991 foi conhecer a casa de praia do odontólogo aposentado Sr. Gonçalo, tio do seu amigo localizada na Enseada dos Golfinhos, Ilha de Itamaracá, onde viria ser posteriormente local de sua primeira moradia por vários e longos meses em terras pernambucanas para fins educativos. Professor Carlos, dentro de um espírito altivo patriótico, respeita os princípios que norteiam a vida, a família e as amizades para poder tentar garantir um bom futuro. Foram tempos de muito aprendizado com a vida e a própria natureza. Na maioria das vezes tinha que atravessar de barco em Jaguaribe para o outro lado da ilha, o barqueiro só ficava até às 19 horas, eram muitas lutas, mas a visão paradisíaca do entardecer e amanhecer eram divinas, paz e harmonia.

A distância era grande até o Recife e muito sofrimento nos ônibus lotados, daí a necessidade de mudar. O local mais favorável e acessível na época foi Barra de Jangada/Jaboatão dos Guararapes próximo ao terminal de ônibus de Dois Irmãos, viação que pegou muitas vezes com destino a UFPE. Depois de um ano mudou para a Rua Dr. Luiz Correia de Oliveira em Boa Viagem, Condomínio Edifício Teka, n. 90, onde passou alguns anos, depois indo morar na Rua Joaquim Bandeira na Imbiribeira, paralela à Av. General MacArthur. Posteriormente depois de quase 1 ano retornou para morar em Boa Viagem na Rua São Francisco de Assis, 64 no final de 1995, local onde reside até hoje com a família.

Vale lembrar que foi morar/estudar para concorrer a uma vaga na Pós-Graduação na USP em São Paulo na cidade de Ribeirão Preto/SP em dezembro 1996, onde fez estágios, aperfeiçoamento e o MESTRADO na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, retornando em definitivo à Recife/Pernambuco em novembro de 2006 também para tentar o Doutorado. As vezes fazendo ponte aérea entre Recife e Ribeirão Preto/SP, principalmente quando a empresa TAM linhas aéreas fazia voos diretos, viajava 2 vezes no mês nas idas e vindas no Fokker 100 da TAM, sem nunca deixar de vir ao Recife, sempre participando ativamente das festas, confraternizações, carnavais e tudo mais relacionado a atividades profissionais.

Sua formação profissional foi consolidada entre Recife e Ribeirão Preto, os frutos de tudo isso foram grandes amizades e intercâmbios nacionais e internacionais até hoje em andamento. Com muito esforço e dedicação finalizou o doutorado no programa do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE em 2010 e o PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UFPE no início do semestre de 2014, ano também muito tenso e pesado onde já aprovado em processo eletivo por concurso público de provas e títulos foi admitido em 03/07/2014 no quadro permanente de Professores da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde até o presente momento.

Ao logo de todo tempo em território pernambucano, terra acolhedora de grandes figuras impolutas, batalhou e concretizou seus sonhos. Constituiu aqui sua família de modelo exemplar e responsável, colaborou para a formação educacional de muitos jovens estudantes, adultos e idosos, bem como na realização de seus sonhos, das mais diversas áreas da Saúde e Educação, aqui  no Recife e municípios próximos no que lhe coube, sempre oferecendo o melhor e ofertando como exemplo de vida e histórias de lutas, resiliência e fé, consolidou grandes amizades e parcerias irrefutáveis, como exemplo maior a do ex-governador Eduardo Campos.

Ajuda a todos que precisam na medida do possível, pois sabe que sem caridade e amor não há salvação. A sua maior luta é a interna, sempre tentando ser prudente e pacifico em meio as inconsistências e intolerâncias da vida. De alma coerente e firme, seu espírito guerreiro/teimoso imponente que nunca desiste, está na genética. Em Pernambuco aprendeu a estar conectado com a natureza da vida. Não existe hoje um piauiense mais pernambucano do que professor Carlos, acima de tudo um cidadão brasileiro e nordestino autêntico, tudo é merecimento.

Histórico

[13/09/2022 16:31:47] ASSINADO
[13/09/2022 16:38:07] ENVIADO P/ SGMD
[21/09/2022 07:41:12] ENVIADO PARA COMUNICAÇÃO
[21/09/2022 11:51:35] DESPACHADO
[21/09/2022 11:51:47] EMITIR PARECER
[21/09/2022 13:43:15] ENVIADO PARA PUBLICAÇÃO
[21/09/2022 21:21:59] PUBLICADO
[25/11/2022 10:12:01] AUTOGRAFO_CRIADO
[25/11/2022 10:13:00] AUTOGRAFO_PROMULGADO
[25/11/2022 10:13:15] AUTOGRAFO_TRANSFORMADO_EM_RESOLUCAO





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: AUTOGRAFO_PROMULGADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 22/09/2022 D.P.L.: 4
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL 10202/2022 Juntas
Parecer FAVORAVEL 9906/2022 Antônio Moraes