Brasão da Alepe

Requerimento 235/2023

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja realizada no dia 9 de maio de 2023, uma Reunião Solene em homenagem ao forrozeiro Francisco de Assis Nogueira, pseudonimo ASSISÃO, pelos 60 anos de carreira.

Justificativa

Francisco de Assis Nogueira, com o pseudônimo de ASSISÃO, é natural de Serra Talhada, cidade localizada no interior de Pernambuco, conhecida como capital do xaxado. ASSISÃO foi mandado para o Recife ainda muito jovem para estudar medicina, mas não sentiu interesse pela profissão, regressando assim para sua terra natal para investir em seu sonho. Ainda jovem fez parte do grupo musical AZES DO BAIÃO, onde cantava e assinava suas primeiras composições. Seu primeiro compacto foi gravado na “Rozenblit”, em 1962, com quatro músicas de sua autoria. A fama como compositor antecedeu a de cantor.

Em 1975 o TRIO NORDESTINO emplacou dois grandes sucessos de ASSISÃO: “Forró Pesado” e “Esquenta Moreninha”, o que levou o maior concorrente do TRIO NORDESTINO na época, o grupo OS TRÊS DO NORDESTE a recorrer ao talento do pernambucano no ano seguinte. No LP “Forró Pra Juventude”, de 1976, 5 das 13 faixas são assinadas por ASSISÃO.

Entre o compacto duplo na “Rozenblit” e o primeiro LP se passaram 14 anos. Sua fama como compositor levou a extinta “AMC” a lançá-lo nacionalmente em 1976, com o álbum “Forró Diferente”, produzido por Pedro Sertanejo, com destaque para as faixas “Depois do Forró” e “A Lavadeira”.

Apesar de não morar no eixo Rio/São Paulo, ASSISÃO teve discos lançados pelas maiores gravadoras do país: “RCA” e “EMI”, além das extintas “Copacabana”, “Chantecler” e “Continental”. Até agora foram 49 discos (incluindo coletâneas). Com o recorde de 300 mil cópias vendidas do LP “O Dançador”, de 1989, embalado pelo sucesso “Pau Nas Coisas”. A música “Pequenininha” possui mais de 250 regravações.

ALCEU VALENÇA, ELBA RAMALHO, TRIO NORDESTINO, OS TRÊS DO NORDESTE, FRANK AGUIAR e AVIÕES DO FORRÓ são alguns dos nomes que gravaram sucessos de ASSISÃO, que atualmente conta com mais de 700 composições. Em 2012 foi lançado o CD e DVD ASSISÃO AO VIVO 50 ANOS DE FORRO, reunindo seus maiores sucessos.

ASSISÃO recebeu diversos prêmios e homenagens ao longo do tempo, com destaque para seus 4 discos de ouro e 1 disco de prata; recebeu o “Troféu Gonzagão 2011” e o “Troféu Asa Branca 2009” pela dedicação as tradições culturais. ASSISÃO foi homenageado na “Festa do Padroeiro de Iguaracy/PE”, homenageado em 2012 na “Festa da Padroeira de Serra Talhada/PE”, homenageado pela Universidade Federal Rural de Pernambucano pelos seus 50 anos de carreira e sua contribuição para música brasileira.

Por todo o exposto, solicito o apoio dos meus Pares desta Assembleia Legislativa para a aprovação da presente proposição.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 16/03/2023 D.P.L.: 19
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL 10004/2022 Constituição, Legislação e Justiça
Parecer FAVORAVEL 10072/2022 Administração Pública
Parecer FAVORAVEL 10130/2022 Saúde e Assistência Social
Parecer FAVORAVEL 10193/2022 Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular
Parecer REDACAO_FINAL 10473/2022 Redação Final