Brasão da Alepe

Requerimento 144/2023

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais que seja registrado VOTO DE APLAUSO a Sra. Otávía Aragão, pelos 14 anos de atividades do “Projeto Otávia Aragão Ginástica - Da orla 50+”.

Justificativa

     O projeto começou em 2009, com a prática da ginástica na orla de Olinda, e nesses 14 anos foram acrescendo várias modalidades de exercícios e hoje em 2023, são 123 alunas acima de 50 anos atendidas, sendo cerca de 60%, com mais 68 anos, que praticam aulas de dança, yôga, funcional, pilates, alongamento, localizada, relaxamento e o karatê, todas adaptadas para terceira idade.

     O “Projeto Otavio Aragão Ginástica - Da orla 50 +”, tem como objetivo atender mulheres em todas as faixas etárias de idade para a prática de exercício físico, tendo em vista a ausência de políticas esportivas e desportivas para as mulheres em especial as mulheres da terceira idade na cidade de Olinda.

     Estudos demonstram que as práticas esportivas são essências para uma vida saudável, trazendo benefícios como diminuição da obesidade, do colesterol, melhoria na flexibilidade, na musculatura, diminuição da osteoporose e tantas outras doenças ocasionadas pelo sedentarismo, má alimentação, estrese da vida moderna.

     Em outubro de 2019, foi introduzido o karatê com o objetivo de trazer um esporte para além das outras atividades oferecidas, que o grupo já praticava no local sob supervisão da Otávia Aragão, e mostrar que a pessoa idosa pode fazer tudo no seu limite, até começar a prática de arte marcial. Conta hoje com 45 idosas entre 52 a 82 anos, onde encontra no esporte a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida e mostrar que a arte marcial não tem idade.

     Hoje as aulas de karatê são proferidas pelos professores Vildson Botelho -  5° Dan (faixa preta) e Uiara Cassiano - 4° Dan (faixa preta), que demonstram nos momentos os benefícios para as alunas como autonomia, equilíbrio, do ganho de massa óssea e muscular e a autoestima, que vem muitas das vezes da admiração dos filhos, netos, amigos e vizinhos que encontram nelas uma expiração de vida.

     Por serem as únicas mulheres a praticarem o karatê, nessa idade, no estado já receberam homenagens do shopping Patteo de Olinda, no dia internacional da mulher, participaram de diversas apresentações e matéria na imprensa pernambucana, bem como o certificado de Honra ao mérito dado pela Câmara Municipal de Olinda.  

     Nas datas comemorativas como São João, Carnaval, Semana Santa e Natal, são realizadas atividades culturais. São também realizadas ações sociais no dia internacional da mulher, dia internacional da pessoa idosa, no mês de outubro, com arrecadação de alimentos perecíveis, arrecadação de ração animal, caminhadas e palestras.

     Mas que justo o voto de aplauso para todas que fazem o “Projeto Otávia Aragão Ginástica - Da orla 50 +”, em especial a coordenadora Otávia Aragão, que nos 14 anos do projeto trouxe dignidade e vontade de viver para essas mulheres.  

     Pelo exposto, solicito aos nobres pares que aprovem o VOTO DE APLAUSO.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 02/03/2023 D.P.L.: 17
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL_ALTERACAO 9841/2022 Constituição, Legislação e Justiça
Parecer REDACAO_FINAL 10137/2022 Redação Final
Substitutivo 1/2022