Brasão da Alepe

Requerimento 5109/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado um voto de aplauso pela passagem do Dia do Perito Criminal, comemorado no dia 4 de dezembro. 

Justificativa

O presente requerimento visa congratular a passagem do Dia do Perito Criminal, celebrado no último dia 4 de dezembro, parabenizando toda a categoria. A data foi instituída pela Lei nº 11.654, de 15 de abril de 2008 e homenageia a atividade dos profissionais que executam a perícia criminal, uma ferramenta essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça.

O perito criminal faz a coleta e análise técnico-científica dos vestígios de crimes que, além de diversas pesquisas que são fundamentais para o êxito de diversas investigações. Por abranger diversas áreas como Informática, Química, Genética, Meio ambiente e outras, a perícia se torna muito ampla e específica para cobrir tipos diferentes de crimes.

Os peritos auxiliam na resolução de crimes a partir da produção de prova objetiva, oriunda dos vestígios coletados em local de crime e posteriormente apresentada nos tribunais. Eles são os responsáveis pelo levantamento de evidências como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, análise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, entre outras investigações.

Dessa forma, a data comemorativa serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. As provas recolhidas pela equipe da perícia criminal têm tanta importância que não são descartadas nem quando o réu confessa o crime. É por meio desse conhecimento técnico e científico que os peritos criminais auxiliam à promoção da Justiça

Diante da relevância dos serviços prestados por essa imprescindível categoria, resta-nos solicitar desta Assembleia Legislativa a melhor das acolhidas para a aprovação deste requerimento em Plenário.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 08/12/2022 D.P.L.: 14
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.