Brasão da Alepe

Requerimento 5111/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja formulado um voto de aplauso pela passagem do Dia do Delegado de Polícia, comemorado em 3 de dezembro. 

Justificativa

O presente requerimento visa congratular a passagem do Dia do Delegado de Polícia, celebrado no último dia 3 de dezembro, parabenizando toda a categoria. O exercício desse ofício exige a formação em Direito e a aprovação em concurso público. Além disso, a carreira requer sagacidade, formação e planejamento operacional e ações de inteligência. Todo esse preparo visa desempenhar um papel de grande importância na sociedade, que é o combate à criminalidade.

O delegado de polícia pode ser considerado o primeiro garantidor da legalidade e da justiça, uma vez que protege as vítimas e garante aos investigados e a todos os cidadãos os seus direitos fundamentais. Tem como papel fundamental investigar e coordenar uma investigação criminal, bem como reprimir a criminalidade e agir na resolução de delitos. Para conduzir seu trabalho, o delegado administra as delegacias e coordena as atividades dos inspetores e escrivães.

Diuturnamente, os delegados planejam operações e executam prisões e cumprimento de mandados de ordens judiciais. Dessa forma, trazem respostas efetivas para a população em geral, mostrando que a missão está sendo realizada.

Embora muitas vezes exaustiva e com alto grau de responsabilidade, a profissão é gratificante para os homens e mulheres que atuam na área, uma vez que significa fazer a diferença para enfrentar a criminalidade e contribuir na construção de uma sociedade com mais segurança e justiça.

Diante da relevância dos serviços prestados por essa imprescindível categoria, resta-nos solicitar desta Assembleia Legislativa a melhor das acolhidas para a aprovação deste requerimento em Plenário.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 08/12/2022 D.P.L.: 15
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.