Brasão da Alepe

Requerimento 5108/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja enviado Voto de Aplausos para a Orquestra Instrumental Surubinense (OIS), na figura de seu diretor, José Gilberto de Souza Filho, pelos inestimáveis serviços sociais, artísticos, culturais prestados à sociedade, bem como pela promoção de educação, cidadania e inclusão social por intermédio da arte, sobretudo para a juventude negra, pobre e periférica da cidade de Surubim, Pernambuco.

Justificativa

A Orquestra Instrumental Surubinense (OIS) é uma agremiação-escola formada na cidade de Surubim, na região do Alto Capibaribe, no Agreste Setentrional pernambucano. Tal agremiação-escola tem como objetivo reunir pessoas daquela localidade, sobretudo os jovens hipossuficientes, negros e da periferia da cidade, proporcionando a estes uma formação musical popular e erudita. Na mesma medida, a OIS possui como escopo fundamental promover a estas pessoas uma ocupação que lhes proporcione uma alternativa positiva para a construção de suas vivências, contribuindo fortemente para que a juventude pobre e periférica surubinense fique menos vulnerável à violência e demais mazelas sociais. A OIS, portanto, não apenas ajuda a afastar a juventude negra, pobre e periférica de Surubim de possíveis intercorrências negativas em suas vidas, como, ainda, oferece a estas uma alternativa de inclusão social e um resgate dessas cidadanias tolhidas, precarizadas e marginalizadas por intermédio da arte.

Formada excepcionalmente por pessoas residentes da cidade de Surubim, e tendo como público-alvo fundamental, a juventude negra, pobre e periférica surubinense, a OIS trabalha ativamente não apenas na educação e na formação de novos músicos, como também atua de maneira definitiva para a socialização e o desenvolvimento da cidadania de todos e todas que participam, direta ou indiretamente, do projeto.

No projeto, os integrantes não apenas aprendem a execução de instrumentos de sopro e de percussão e a leitura de partituras musicais, o principal processo de aprendizagem que esta agremiação-escola promove é apresentar a esta juventude uma alternativa de futuro. Diversos integrantes da OIS hodiernamente já estão cursando universidades e estudando música, graças ao incentivo do projeto. Jovens estes que, antes de ingressar na OIS, não possuíam qualquer perspectiva de formação superior ou de um futuro com maior cidadania.

Atualmente a agremiação-escola conta com 60 (sessenta) participantes, entre corpo musical, artístico, apoio e diretoria. Demais disto, a OIS já conquistou, ainda, diversos títulos em concursos de musicais pelo o Brasil. Além de promover a cidadania, a OIS é um orgulho para a cidade de Surubim, pois eleva o nome do município a nível estadual e nacional. Alguns dos títulos mais importantes da OIS são: Terceiro lugar no CONBANFIGG (Concurso de bandas e fanfarras interestadual em Gloria do Goitá-PE) em 2017, na categoria Marcial Master; Vice-campeã na 3º etapa da X Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, realizada na cidade de Buenos Aires, Pernambuco, em 2018; Segundo lugar no II Concurso de Bandas e Fanfarras do Jordão, no Recife, em 2019, na categoria Marcial Master; Ainda em 2019, terceiro lugar na categoria Marcial Master no VII Concurso Interestadual de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte; Em 2022, após o retorno dos concursos musicais ante a pandemia, a OIS foi sagrada Vice-campeã na VI Etapa da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, na categoria Marcial Jovem.

É imperioso destacar que mesmo durante o período mais crítico da pandemia, a OIS não deixou de trabalhar em prol da comunidade e das pessoas mais vulneráveis da cidade de Surubim. Só em 2020, a OIS conseguiu arrecadar e distribuir 70 (setenta) cestas básicas para os artistas, produtores culturais e as famílias dos alunos e alunas da instituição, que estavam passando sérias necessidades. Tudo isso através da idealização e da criação da campanha Surubim Sem Fome. Demais disto, a OIS também continuou o seu trabalho social com a juventude negra, pobre e periférica de Surubim por intermédio das redes sociais, realizando transmissões ao vivo (“Lives”) e gravações de vídeos, abordando temas recorrentes sobre a arte, a cultura e pincipalmente o desenvolvimento humano.

Já no ano de 2021 a OIS lançou a transmissão ao vivo com o tema “Viagem Musical”, o qual acabou sendo transformado em um EP, uma grande conquista para os alunos, as alunas e as demais pessoas envolvidas neste valoroso projeto.

Importante destacar, por fim, que a despeito de sua inestimável importância para o desenvolvimento e a promoção da cidadania para a juventude negra, pobre e periférica de Surubim, OIS não recebe qualquer ajuda do Poder Público municipal, se mantendo, prioritariamente, de maneira autônoma e através de doações.

Por todos os serviços sociais, musicais, culturais e educativos prestados para a nossa sociedade, mesmo diante de tantas adversidades e da falta de incentivo e apoio, ante todo o exposto, solicitamos a aprovação deste requerimento aos/às nossos/nossas ilustres pares.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 08/12/2022 D.P.L.: 14
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL_ALTERACAO 8406/2022 João Paulo
Parecer REDACAO_FINAL 8840/2022 Alessandra Vieira
Substitutivo 1/2022 Ana Cecilia de Araujo Lima