Brasão da Alepe

Requerimento 5101/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja consignado na Ata dos Trabalhos desta Casa, no dia de hoje, um voto de aplausos à Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho e ao Governo do Estado de Pernambuco pela implementação de medidas rígidas de segurança, com uso de um amplo suporte tecnológico.

Justificativa

O presente requerimento tem por finalidade congratular a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho e o Governo do Estado de Pernambuco pela implementação de medidas rígidas de segurança, com uso de um amplo suporte tecnológico no município.

A história recente do Cabo de Santo Agostinho é marcada pela sensação de medo e insegurança pelos seus habitantes. Em 2020, o município chegou a ter o segundo maior índice de homicídios do país. Para lidar com esse cenário desafiador, a gestão municipal assumiu postura de corresponsabilidade no tratamento da questão da segurança pública junto ao Governo do Estado.

A tecnologia passou a ser importante aliada no combate e prevenção da criminalidade. Foi implementado o Sistema Susp, que é um portal de inteligência artificial que prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal. Contando com algoritmos online de geoprocessamento, análise preditiva, despacho operacional, integração de informações e formação de bancos de boas práticas, tem-se o intuito de compor um diagnóstico e um plano de operações que visem, sobretudo, o cuidado aos grupos vulneráveis à prevenção dos delitos e a geração de informações operacionais para o combate direto ao crime.

Além disso, outras melhorias foram feitas no aparato tecnológico, como o aumento de 45 para 160 câmeras de videomonitoramento. A guarda municipal também foi fortalecida, com o aumento de 200% do número de guardas, aquisição de equipamentos e armamentos e promoção de cursos de formação.

Esse conjunto exitoso de ações estratégicas levou a importante redução nos índices de criminalidade. O número de homicídios caiu 53% em setembro e 39% em outubro do corrente ano. Os roubos também tiveram queda expressiva de 44% e 47% nos respectivos períodos.

Diante de tais considerações, e dos indícios promissores do modelo de gestão da segurança pública adotadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, solicito dos meus ilustres pares a melhor das acolhidas para a aprovação deste requerimento em Plenário.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 08/12/2022 D.P.L.: 13
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL_ALTERACAO 8204/2022 João Paulo
Parecer REDACAO_FINAL 8839/2022 Alessandra Vieira
Substitutivo 1/2022 Ana Cecilia de Araujo Lima
Substitutivo 2/2022 Jorge Luiz de Moura Filho