Brasão da Alepe

Requerimento 5098/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja consignado na Ata dos Trabalhos desta Casa, no dia de hoje, um Voto de Congratulações pelo 81º aniversário do Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), a ser comemorado no dia 8 de dezembro do corrente ano.

Justificativa

O presente requerimento tem por finalidade congratular o Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar) pela passagem do seu 81º aniversário. Criado por meio do Decreto Lei nº 3.762, de 25 de outubro de 1941, no mesmo ano de fundação do Ministério da Aeronáutica, o Comando, ora denominado 2ª Zona Aérea, iniciou suas operações no dia 8 de dezembro com área de jurisdição que abrangia oito Estados do Nordeste e sede na capital pernambucana.

No ano de 1963, após reforma administrativa, as Zonas Aéreas adequaram a antiga missão à coordenação e execução de atividades sistêmicas, além do planejamento e ações específicas de Comando de Área.  Na época, foram adicionados à jurisdição da 2ª Zona o Estado do Maranhão e o Arquipélago de Fernando de Noronha. Apenas em 1973, a antiga 2ª Zona Aérea passou a ser denominada de Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar).

Em dezembro de 2016, a Força Aérea Brasileira executou uma nova reestruturação, desativando os comandos aéreos. O II Comar foi reativado apenas em 3 de julho de 2020, com a missão de exercer a referência do Comando da Aeronáutica na sua área de responsabilidade e supervisionar a atuação das organizações militares subordinadas. A área de atuação do II Comar abrange hoje os estados de Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. 

Ante o exposto, solicito dos meus ilustres pares a melhor das acolhidas para a aprovação deste requerimento em Plenário.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 08/12/2022 D.P.L.: 13
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL 8162/2022 Isaltino Nascimento
Parecer FAVORAVEL 8218/2022 Tony Gel
Parecer FAVORAVEL 8458/2022 Teresa Leitão
Parecer REDACAO_FINAL 8668/2022 Clovis Paiva