Brasão da Alepe

Requerimento 5096/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja consignado na Ata dos Trabalhos desta Casa, no dia de hoje, um Voto de Congratulações pelo 58º aniversário do 4º Batalhão de Comunicações do Exército Brasileiro, a ser comemorado no dia 22 de dezembro do corrente ano.

Justificativa

O presente requerimento tem por finalidade congratular o 4º Batalhão de Comunicações do Exército Brasileiro pela passagem do seu 58º aniversário. Criado por meio do Decreto Presidencial nº 52. 277, de 22 de dezembro de 1964, o batalhão veio suprir uma deficiência do uso de comunicações no Nordeste, região de grande importância estratégica no Atlântico Sul, e garantir uma transmissão e recepção de informações de forma rápida, segura e eficaz, assessorando o Comando Militar do Nordeste.

O Batalhão iniciou suas atividades no município de Jaboatão dos Guararapes. No entanto, no ano de 1966, sua sede foi transferida para a Granja Modelo, no bairro de Tejipió, na capital pernambucana.

No mesmo ano, por meio de Portaria do Ministro do Exército, o 4º Batalhão de Comunicações recebeu a denominação histórica de Batalhão Arraial Novo do Bom Jesus, como uma homenagem ao forte que foi marco de resistência luso-brasileira contra os holandeses no século 17, de onde saíam e retornavam as tropas que participaram das duas Batalhas dos Guararapes.

Entre as ações de cooperação do Batalhão estão os trabalhos de limpeza nas praias do Estado, incluindo as limpezas das manchas de óleo, que atingiram o Estado em 2019.

Diante de tais considerações, solicito dos meus ilustres pares a melhor das acolhidas para a aprovação deste requerimento em Plenário.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 08/12/2022 D.P.L.: 12
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.