Brasão da Alepe

Requerimento 4907/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que sejaenviado Votos de Aplausos para o SOS CORPO - Instituto Feminista para a Democracia, na figura de sua representante, Carmen Silvia Maria da Silva, pelos 40 anos de trabalho feminista para enfrentar as desigualdades de gênero, raça e classe nas quais nós mulheres vivemos.

Justificativa

Em 1981, um grupo de mulheres fundou em Pernambuco, no Nordeste do Brasil, uma organização que se chamou SOS Corpo - Grupo de Saúde da Mulher. Militantes do movimento feminista, profissionais de várias áreas trabalhando em lugares diversos queriam, naquele momento, inventar uma outra forma de articular projetos políticos com projetos profissionais. Mais do que isso, queriam trabalhar as questões políticas e sociais com outras mulheres; experimentar novos meios de educação popular para a cidadania e para a transformação social; produzir conhecimento e criar experiências alternativas; construir novos direitos, através do fortalecimento da luta coletiva, voltados para a liberdade e a igualdade das mulheres, considerando a superação das desigualdades enfrentadas pelas mulheres como questão principal para fundamentar as estratégias de ação da nova organização que se formava.

O SOS CORPO - Instituto Feminista para a Democracia - como passou a ser chamado a partir de 2003, é uma organização que, guardando os compromissos de sua origem, segue atuando em prol da democracia no país, defendendo a igualdade de gênero e raça com justiça social e ambiental. atua na defesa dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais que fortalecem a cidadania das mulheres e fazem avançar a transformação social.

Assim como outras organizações feministas, o SOS CORPO se forma nesse processo, ao mesmo tempo em que, em uma relação dialética, a existência dessas organizações feministas alarga e reestruturam o sentido da democracia e da cidadania. Na abordagem que orienta a ação institucional, a democracia política está inextricavelmente associada a democracia como uma forma de organização de toda vida social. Em outras palavras, pode-se dizer que nessa perspectiva a democracia está relacionada à transformação das relações políticas, das relações sociais, e da relação produção/reprodução e natureza.

Ante o exposto e entendendo que é necessário o reconhecimento do trabalho realizado pelo SOS CORPO - Instituto Feminista para a Democracia, solicitamos a aprovação deste requerimento aos(às) nossos(nossas) ilustres pares.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: PUBLICADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 21/09/2022 D.P.L.: 6
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.