Brasão da Alepe

Requerimento 4912/2022

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja enviado Votos de Aplausos para o coletivo de Mídia Independente e Popular Sargento Perifa, na figura de sua representante, Joselma Carvalho de Lima, pelo trabalho e atuação enquanto mídia independente e periférica.

Justificativa

O coletivo de Mídia Independente e Popular Sargento Perifa surgiu no dia 29 de maio de 2020, com reunião de 9 moradores da comunidade do Córrego do Sargento, com o objetivo de mostrar as coisas positivas da comunidade, onde os mesmos já atuavam com atividades sociais de maneira individual. A organização foi idealizada pelos jornalistas Martihene Oliveira e Gilberto Luiz, dois jovens negros que na época eram ainda estudantes da graduação, mas que a partir do momento em que iam descobrindo o poder que um jornalista tem de dar determinado vies a qualquer situação, incomodavam-se com os recortes nos jornais policiais sobre o território do Córrego do Sargento e demais comunidades periféricas.

Era ano de pandemia e a comunidade não estava em isolamento, mesmo em dias de lockdown. Sendo assim, a partir dessa primeira reunião, convocou-se costureiras da comunidade a produzirem máscaras para os moradores que eram feitas com retalhos de tecidos que existiam em seus locais de trabalho. Criou-se um censo para entender o perfil de cada morador e no porta-a-porta, os primeiros integrantes conversavam com moradores apresentando o coletivo, entregando máscaras, falando sobre raça, gênero e classe. Com isso, outros integrantes foram surgindo, pessoas que queriam fazer parte do coletivo apoiando um projeto ou criando algo que tivesse relação com sua área, ao mesmo tempo que crianças e adolescentes recebiam o convite dos dois jornalistas para fazer parte da equipe de mídia do coletivo e noticiar também as coisas positivas da comunidade. Hoje o Perifa é feito por quase 80 moradores do córrego do Sargento e de outras comunidades periféricas. Temos 18 projetos nas áreas de saúde, direito, educação, esporte e comunicação, além de uma equipe de mídia formada por jovens que aprendem jornalismo e fazem a cobertura midiática do território. 

Ante o exposto e entendendo que é necessário o reconhecimento do trabalho realizado pelo coletivo de Mídia Independente e Popular Sargento Perifa, solicitamos a aprovação deste requerimento aos(às) nossos(nossas) ilustres pares.

Histórico





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: SITUACAO_APROVADA
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 22/09/2022 D.P.L.: 5
1ª Inserção na O.D.:




Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.