
Parecer 7607/2021
Texto Completo
Vem a esta Comissão, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 2836/2021, de autoria da Deputada Priscila Krause.
A proposta tem por objetivo conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao arquiteto Jerônimo da Cunha Lima Filho.
Após análise pela primeira comissão, o Projeto foi aprovado nos quesitos de constitucionalidade e legalidade e quanto ao preenchimento das condições estabelecidas para a concessão do referido Título.
Viabilizou-se, assim, a discussão do mérito da demanda pelas demais Comissões Temáticas pertinentes. Cumprindo o trâmite legislativo, este Colegiado Técnico deve então avaliar a conveniência da proposição.
A proposição vem arrimada no artigo 19, caput, da Constituição Estadual, bem como no artigo 194, inciso I, do Regimento Interno desta Casa Legislativa.
Compete a esta Comissão, no cumprimento de suas finalidades, emitir parecer sobre a presente proposição, conforme os artigos 93 e 104 do Regimento Interno desta Casa.
Jerônimo da Cunha Lima Filho nasceu em Alagoas em 12 de julho de 1943 e, desde os 11 anos de idade, mudou-se para Recife, fincando suas raízes na capital pernambucana.
Formou-se em 1967 na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Recife (FAUR). Foi sócio de importantes escritórios, desenvolvendo vários projetos de destaque no Recife e em outras cidades do Brasil. Além disso, dedicou-se ao ensino, tendo ministrado a disciplina de Planejamento Arquitetônico no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco.
A obra de Jerônimo da Cunha Lima Filho, que inclui mais de 700 projetos, foi destaque em várias publicações relevantes e lhe rendeu diversos prêmios. Considerando que a imensa maioria dos empreendimentos projetados por ele foram edificados em Pernambuco, sobretudo no Recife, fica clara a importância desse arquiteto para o desenvolvimento urbano do estado.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão seja pela aprovação.
Tendo em vista as considerações do relator, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº 2836/2021, de autoria da Deputada Priscila Krause.
Histórico