
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 2121/2021
Altera a Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, que cria o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, define, fixa critérios e consolida as Leis que instituíram Eventos e Datas Comemorativas Estaduais, originada de projeto de lei de autoria do Deputado Diogo Moraes, a fim de incluir o Dia Estadual em Homenagem e Agradecimento aos Profissionais de Saúde em exercício no combate à COVID-19.
Texto Completo
Art. 1º A Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, passa a vigorar com os seguintes acréscimos:
“Art. 86-B. Dia 7 de abril: Dia Estadual em Homenagem e Agradecimento aos Profissionais de Saúde em exercício no combate à COVID-19. (AC)
Parágrafo único. A data prevista no caput, coincidente com o Dia Mundial da Saúde, é dedicada à reflexão, homenagem e agradecimento a todos os profissionais de saúde que se esforçaram para amparar, socorrer e salvar vidas, prestando inestimável contribuição no combate à pandemia da COVID-19." (AC)
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Justificativa
Trata-se de projeto de lei que visa modificar a Lei nº 16.241, de 7 de dezembro de 2017, que cria o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, define, fixa critérios e consolida as Leis que instituíram Eventos e Datas Comemorativas Estaduais, a fim de nele inserir o Dia Estadual em Homenagem e Agradecimento aos Profissionais de Saúde em Exercício no Combate à Covid-19.
A data eleita – dia 7 de abril – coincide com o Dia Mundial da Saúde, como forma de recordar as nefastas proporções que a pandemia do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, tomou em todo o mundo. Atingindo um número expressivo de infectados e de óbitos em velocidade preocupante, os profissionais de saúde se viram em um cenário especialmente assustador e desgastante, física e emocionalmente.
Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 484.081 profissionais de saúde haviam sido infectados pelo Novo Coronavírus até o dia 1º de março de 2021. Deles, 470 morreram. Isto representa 1,3 mortes por dia ou uma morte a cada 19 horas. Em Pernambuco já são mais 30 mil infectados e quase 100 profissionais de saúde mortos.
Aqueles agentes de saúde envolvidos direta e indiretamente no enfrentamento da pandemia são expostos com frequência ao risco de adoecer, enquanto se dedicam aos cuidados com o próximo.
Eles merecem, por certo, o reconhecimento público e gratidão pelos serviços fielmente prestados, razão pela qual solicito a colaboração dos nobres pares desta Casa para a aprovação, com unanimidade, do presente projeto de lei.
Histórico
Diogo Moraes
Deputado
Informações Complementares
Status | |
---|---|
Situação do Trâmite: | AUTOGRAFO_PROMULGADO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
---|---|---|---|
1ª Publicação: | 23/04/2021 | D.P.L.: | 12 |
1ª Inserção na O.D.: |
Documentos Relacionados
Tipo | Número | Autor |
---|---|---|
Parecer FAVORAVEL | 5708/2021 | Constituição, Legislação e Justiça |
Parecer FAVORAVEL | 5783/2021 | Educação e Cultura |
Parecer FAVORAVEL | 5803/2021 | Administração Pública |
Parecer REDACAO_FINAL | 6058/2021 | Redação Final |