Brasão da Alepe

PROJETO DE RESOLUÇÃO 1741/2021

Submete a indicação da Pedra do Claranã, localizada no município de Bodocó,  para concessão do Registro do Patrimônio de Pernambuco, nos termos do art. 278-B do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

Texto Completo

         Art. 1º Submete a indicação da Pedra do Claranã, localizada no município de Bodocó, para concessão do Registro do Patrimônio de Pernambuco, nos termos do art. 278-B do Regimento Interno da Assembleia Legislativa.

         Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação

Justificativa

 O município de Bodocó, localizado no Sertão do Araripe, distante 640 km do Recife, com fácil acesso ao município pelas Rodovias BR-232, BR-316 e BR-122, tem grandes potencialidades turísticas. Dentre seus  principais atrativos, estão a Chapada do Araripe e a Pedra do Claranã. Atrativo turístico de grade potencial e relevo, por sua extrema beleza natural, a Pedra do Claranã, é uma grande formação rochosa, fruto de uma ocorrência geológica onde, com o passar dos milênios, surgiram  grutas, cavernas e pequenos lagos.  Trata-se  de atrativo natural, ecológico e histórico-cultural, onde suas principais marcas são uma grande gruta e um belíssimo mirante; os Caldeirões da Pedra da Jiboia; a Igreja Matriz de São José (situada em bela praça arborizada), além da feira livre (às segundas-feiras), com a venda de artigos e produtos os mais diversificados, inclusive o artesanato local. O local dispõe de uma infraestrutura básica serviços, com estruturas populares de alojamento e alimentação para o público visitante.

          A Pedra do Claranã se destaca por sua beleza, sendo apontada pelos moradores locais e de municípios vizinhos como o principal atrativo da região. Na rocha também é realçada por plantas típicas da vegetação sertaneja: ali encontram-se cactáceas como quipá, xique-xique, além de bromeliáceas como caroá. Ao longo de toda a rocha encontra-se também exemplares de coco-catolé, pau mocó, pau d´arco, tamboril, macaúba, cedro, entre outras árvores nativas do semiárido nordestino. Na parte superior da Pedra, tem-se o Caldeirão Olho da Pedra, local muito frequentado, por ser muito utilizado para banhos pelos visitantes. Uma vez subido a Pedra, tem-se uma visão panorâmica de uma vasta depressão marcada pela vegetação de caatinga.

           Gruta da Pedra do Claranã, possuindo uma área de tamanha bastante considerável, a Gruta possui algumas áreas de iluminação meio opaca, que se harmoniza com feixes de luz natural e que entram no local, formando uma bela ambiência. Já o  Mirante da Pedra do Claranã está situado sobre um grande afloramento rochoso, bastante imponente, que apresenta uma caverna que do alto, tem-se uma visão panorâmica de uma grande depressão marcada pela vegetação da caatinga.

           A Pedra do Claranã, se sobressai numa paisagem de vegetação verde e alta, que lembra os restos de uma floresta tropical, e fica a apenas 12 Km do centro da cidade, com uma grande formação rochosa que, como já citado, criou grutas, cavernas e pequenos lagos na estrutura rochosa. De acordo com os visitantes, A visão do pôr do sol, visto do alto, é deslumbrante, um destaque da visita ao local. A Pedra de Claranã ainda oferece atrativos até no campo das prendas e crenças populares, como uma curiosidade divertida:  para que visita o lugar, os moradores indicam sempre passar pelo “Portal da Felicidade”, caracterizado uma árvore que tem o tronco no formato de arco. “Ao passar pelo Portal da Felicidade, dias melhores virão”, garantem os moradores.

          A Pedra de Claranã, propriamente dita, oferece diversas possibilidades de exploração. A pedra pode ser escalada pela frente, caminhando sobre uma superfície rochosa e inclinada, que conduz o visitante através de pequenos caldeirões para vistas da planície e da Chapada, cada vez mais surpreendentes à medida em que se ganha altura. Um pouco mais para a esquerda, é possível seguir através de uma caverna e depois pelo meio de uma mata fechada, até atingir um dos topos da Pedra, de onde se avista toda a sua imponência se destacando no entorno. Existe também um acesso por trás, mais longo e mais difícil, que permite chegar até o ponto mais alto da Pedra, fazendo parte do cenário regional e a principal atração ecoturística onde proporciona excelentes paisagens.

      Há muitas crendices, misticismo e superstições acerca da Pedra do Claranã. Uma das curiosidades dentre tantas outras, é que, de acordo com moradores locais, antigamente ali eram avistadas luzes sobre a formação rochosa. Tais luzes seriam fruto de um grande objeto (semelhante a um "ônibus") que flutuava no céu por cima da pedra, emanando raios ofuscantes e fortes reflexos de luzes azuis, que banhavam de luz a pedra inteira no meio da escuridão da noite. Esta teria sido a origem e explicação para a denominação de Pedra do Claranã. Ainda segundo os moradores, o local tem uma mística própria, sendo envolvido por uma espécie de magia. Já para os ufólogos, a Pedra do Claranã seria - muito provavelmente - local de visitas frequentes de OVNI's e seres extraterrestres.

   Em conclusão, diante de todos os fatos e argumentações aqui apresentados e plenamente justificados, tendo em vista a relevância da matéria, só nos resta solicitar aos nossos Ilustres Pares nesta Casa Legislativa, a necessária aprovação do Projeto de Resolução em tela.

 

Histórico

[01/02/2021 09:48:50] ASSINADO
[01/02/2021 09:49:02] ENVIADO P/ SGMD
[01/02/2021 15:36:12] ENVIADO PARA COMUNICAÇÃO
[01/02/2021 19:42:24] DESPACHADO
[01/02/2021 19:42:39] EMITIR PARECER
[01/02/2021 19:47:18] ENVIADO PARA PUBLICAÇÃO
[02/02/2021 17:03:53] PUBLICADO
[05/03/2021 14:05:27] AUTOGRAFO_CRIADO
[05/03/2021 14:07:43] AUTOGRAFO_TRANSFORMADO_EM_RESOLUCAO





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: PUBLICADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 02/02/2021 D.P.L.: 7
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL 4729/2021 Tony Gel
Parecer FAVORAVEL 4782/2021 Clarissa Tercio