Brasão da Alepe

Requerimento 3054/2021

Texto Completo

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja enviado um Voto de Protesto aos Senadores da República Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Otto Alencar (PSD-BA), após pronunciamentos indecorosos, de forma autoritária, agressiva, com vies machista, direcionados à  Dra. Nise Hitomi Yamaguchi, médica, imunologista, oncologista, pesquisadora-docente universitária e com doutorado em oncologia, quando do seu testemunho perante a Comissão Parlamentar de Inquérito(CPI) do Senado, no dia 01 de junho de 2021.

Autor: Clarissa Tercio

Justificativa

As indagações e questionamentos apresnetados pelos Senadores da República Omar Aziz (PSD-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Otto Alencar (PSD-BA), no dia 01 de junho de 2021, demonstraram um grande nível de arrogância e desrepeito com a depoente Dra. Nise Hitomi Yamaguchi, constrangendo-a em vários momentos de seu depoimento.

Era possível observar os constantes desrespeitos com as variadas interrupções em sua fala sem que, contudo, deixassem que a mesma terminasse seu raciocínio quando apresentava suas respostas às indagações, com flagrante vies machista.

Um dos momentos mais vexatórios, foi quando o Senador da República Otto Alencar (PSD-BA), tentou desqualifiar a depoente de forma voluntária, agrendido toda sua história e de serviços prestados a saúde do Brasil, observado no seguinte diálogo com a médica:

Senador Otto Alencar: Dica do Ponto de Vista científico que é um protozoário e o que é um vírus? Qual a composição de um e de outro? A senhora sabe?

Dra. Nise Yamaguchi: Os protozoários são organismos celulares e os vírus são organismos que tem conteúdo de DNA ou RNA.

Senador Otto Alencar: Não bem assim, não. A senhora não é infectologista. É... Se transformou de uma ora para outra, como muitos no Brasil se transformaram em infectologista e não é assim!

Senador Otto Alencar: Os protozoários são organismos mono ou unicelulares. E os vírus, são organismos que tem uma proteção proteica, capcídio, e, internamente, o ácido nucleico; completamente diferente que a senhora falou aí!

Senador Otto Alencar: A senhora não soube explicar o que é o vírus. Vírus não são nem considerados seres vivos.

Ora, esse trecho foi só uma parte do diálogo que, praticamete, quem só falava era o senador, que a todo o momento questionava a capacidade da depoente, dizendo em alguns momentos que iria lhe ensinar.

Repudiamos os questionamentos agressivos e desnecessários dos senadores, em especial, Otto Alencar, que também é médico, mas tudo por conta que médica Nise Yamaguchi, respeitada nacionalmente, defende o tratamento precoce e do uso da Hidrozicloraquina, no combate à Covid-19.

Por tanto, em solidaridade a essa médica que tanto fez pela saúde de nosso país, apresento esse voto de protesto,  solicitando aos meus ilustres pares a aprovação do presente requerimento.

Histórico

Clarissa Tercio
Deputada


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: ENVIADO_PARA_COMUNICACAO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 04/06/2021 D.P.L.: 26
1ª Inserção na O.D.: