Brasão da Alepe

Parecer 2183/2020

Texto Completo

Projeto de Resolução nº 958/2020

Autor: Deputado Antônio Moraes

 

Proposição Que Visa ConcedeR o Título Honorífico de Cidadã PERNAMBUCANA A SENHORA EMPRESÁRIA Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues.  INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.

 

1. Relatório

 

                             Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 958/2020, de autoria do Deputado Antônio Moraes, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana a Senhora empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues.

  2. Parecer do Relator

                                    A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.

 

                            Consoante justificativa apresentada, in verbis:


 É com muita satisfação que apresento nesta Casa Legislativa o nome para apreciação dos meus Pares, a Empresaria Paulista que trago a luz dos nossos trabalhos para o agraciamento com o Título de Cidadã Pernambucana.

    Sendo o nosso querido Estado uma terra acolhedora de personalidades impares que dedicaram sua vida a um trabalho e deixaram como legado histórias que servem de inspirações para gerações futuras, apresento o nome da empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, presidente da rede varejista Magazine Luiza, para receber tal honraria.

     A ilustre cidadã é natural da cidade de Franca, no interior de São Paulo, e desde cedo mostrou um talento especial para os negócios, O desejo de comprar presentes de Natal para sua família e amigos foi o que a levou abrir mão de suas férias escolares para trabalhar como balconista na loja de seus tios, Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato.

     A Cristaleira era uma pequena loja de presentes em Franca que foi comprada pelos tios de Luíza em 16 de novembro de 1957. Sua tia criou um concurso cultural na rádio local para os moradores da cidade escolherem o nome da loja recém-comprada. Com essa estratégia de Marketing, o negócio ganhou o nome de Magazine Luiza, em homenagem à tia, Luiza Trajano Donato.

     Luiza que tinha começado como balconista ganhou gosto pelo trabalho e aos 18 anos passou a trabalhar de forma efetiva. Após se formar em Direito e Administração de Empresas, ela chegou a ocupar cargos em todos os setores da empresa. Já em 1991, ela recebeu um bilhete de sua tia avisando que era a hora de assumir o comando da companhia. Luiza não teve dúvidas e aceitou o desafio.

     Em 1992, ela começou a modernizar a empresa. Com a ajuda de um vendedor, o cliente ia até uma unidade do Magazine Luiza e pelo computador, comprava mercadorias que não estavam expostas. A ação recebeu o nome de Lojas Virtuais. Para driblar as baixas vendas do mês de janeiro, ela implementou uma das ações da loja (que é destaque até hoje) nas manchetes de jornais: A Liquidação Fantástica. O auge de sua carreira aconteceria alguns anos mais tarde, em 2008, quando se tornou presidente da rede.

     Hoje com mais de 740 lojas, 9 centros de distribuição e 3 escritórios, espalhados por 16 estados brasileiros, com um quadro com algo em torno de 23 mil funcionários, sendo 51 lojas e 1770 colaboradores somente em Pernambuco, a companhia figura entre as maiores redes varejistas do País, oferecendo produtos para a casa da família brasileira. A empresa se destaca também pelo seu exemplar papel social, pois através de sua política e seus programas busca constantemente valorizar o desenvolvimento e inclusão das mulheres no mercado de trabalho, além disso, a sua preocupação com o meio ambiente, vista através das suas praticas de sustentabilidade, faz da empresa um sinônimo de responsabilidade no meio profissional.

     Luiza Foi a primeira colocada como Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019 e eleita Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comercio Brasil-EUA. Além disso, Luiza lidera o Grupo Mulheres do Brasil, que foi criado em 2012, por 50 mulheres atuantes em diversos segmentos da economia. Elas se uniram em prol de um objetivo comum: melhorar o país. Dentre as várias outras homenagens que a empresária já recebeu destacam se a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo em 2017, e o prêmio de Empreendedora do Ano da Revista Isto È, concedido a esta no ano de 2004.

     Toda a carreira de Luiza é marcada pelo profissionalismo, pela extrema dedicação, pelo zelo ao trabalho, pelo respeito aos colegas e sem dúvida nenhuma pela coragem e empreendedorismo. Entre as várias lições que a empresária nos presentou ao longo de sua brilhante carreira, sem dúvida nenhuma a mais significante é o exemplo para todas as mulheres na luta pela igualdade e respeito na área profissional. Pessoas como Luiza são inspirações para que cada vez mais mulheres rompam a barreira do preconceito e assumam cargos de liderança que condizem que sua capacidade técnica e profissional.  Esse processo de representatividade é de fundamental importância para a evolução da sociedade como um todo, não há mais espaço para velhas práticas e pensamentos que diminuam a imagem da mulher nas relações de trabalho.

            Sendo assim, vejo como mais que oportuno, o momento de reconhecer, na empresária Paulista Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues uma verdadeira Pernambucana, digna do reconhecimento e dos agradecimentos de todo o povo deste querido Estado, outorgando-lhe o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana.

 

Destarte, após detida análise, observa-se que a proposição cumpre todos os requisitos dispostos nos arts. 271 a 275 do Regimento Interno desta Casa.

 

                            Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 958/2020, de autoria do Deputado Antônio Moraes.

3. Conclusão da Comissão          

 

                                    Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 958/2020, de autoria do Deputado Antônio Moraes.

Histórico

[10/03/2020 14:13:33] ENVIADA P/ SGMD
[10/03/2020 17:01:15] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[10/03/2020 17:01:24] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[11/03/2020 11:36:54] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.