
Parecer 660/2019
Texto Completo
Vem a esta Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, para a análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº. 435/2019, de autoria do Deputado Isaltino Nascimento.
O Projeto de Resolução, em análise, concede o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana a Íris de Fátima da Silva.
Essa proposição está em consonância com o art. 271 e seguintes do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
A proposição visa conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana a Íris de Fátima da Silva, 55, servidora pública, nascida em João Pessoa, Paraíba.
De acordo com a justificativa do Projeto de Resolução, a ora agraciada é uma das fundadoras do Fórum LGBT do Estado de Pernambuco e organiza a Parada da Diversidade de Pernambuco desde a primeira edição, além de ter sido coordenadora do grupo AMHOR (Articulação e Movimento Homossexual do Recife e Região Metropolitana) e atuante representante do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Foi a primeira pessoa do movimento lésbico a pautar as dificuldades no tratamento dos LGBT’s no SUS – Sistema Único de Saúde, no controle social.
Fez, ainda, parte do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), difundindo o dia 29 de agosto – o Dia da Visibilidade Lésbica, marco fundamental da causa, e foi vice-coordenadora da III Conferência Estadual LGBT, tendo ainda participado da criação da primeira cartilha voltada para o atendimento de saúde das mulheres lésbicas.
Atualmente compõe a coordenadoria LGBT do Estado de Pernambuco e coordenadora do Interinstitucional Prolesbi e Mulheres Bissexuais, vinculada à Secretaria Estadual da Mulher.
Por todo o exposto, opino pela aprovação do presente Projeto de Resolução.
Diante das considerações do relator, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº. 435/2019, de autoria do Deputado Isaltino Nascimento.
Histórico