Frente do Rio Tejipió aborda problemas no Ipsep

Em 20/05/2024 - 18:05
-A A+

A Frente Parlamentar do Rio Tejipió realizou, na última quinta (16), um encontro na Associação de Moradores do Ipsep, zona sul do Recife, para mais uma rodada de escutas nas comunidades de territórios ligados ao rio. O objetivo é colher, in loco, dados e informações sobre os problemas ambientais que acometem o curso de água e os prejuízos às pessoas que vivem em suas margens.

TEJIPIÓ – João Paulo (direita) destacou a necessidade de ouvir os moradores dos bairros cortados pelo curso de água. Foto: Divulgação

Entre os problemas apontados pela população estão a poluição das águas, o assoreamento e o despejo de esgoto doméstico no rio, além da urbanização desordenada no entorno do afluente, que nasce em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), passa por sete bairros em Jaboatão dos Guararapes (também na RMR) e corta outros 27 do Recife. Segundo o colegiado, são cerca de 80 mil pernambucanos afetados ao longo do percurso do rio.

Sob coordenação do deputado João Paulo (PT), a Frente Parlamentar do Rio Tejipió se propõe a discutir e apontar caminhos para a tomada de decisões pelo Poder Executivo. “Queremos ouvir os moradores da região, de lugares como as Vilas Maria Lúcia e Aliança, no Ipsep, e também as autoridades, a fim de alcançar resultados capazes de solucionar o drama vivido especialmente pelos mais vulneráveis e expostos aos eventos climáticos severos”, conclui o deputado.