Assembleia faz parceria para pós-graduação de servidoras

Em 26/05/2023 - 14:05
-A A+

PÚBLICO FEMININO – Curso foi produzido em parceria com a Faculdade Novo Horizonte e direcionada às servidoras da Alepe. Foto: Paulo André

A Assembleia Legislativa de Pernambuco deu início, na manhã desta sexta (26), ao curso de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sustentabilidade Social. A capacitação, que é resultado de uma parceria entre a Alepe e a Faculdade Novo Horizonte, é direcionada a servidoras da Casa e visa aperfeiçoar a prestação do serviço oferecido pelo Legislativo Estadual à população. 

EXEMPLO – “Ação precisa ser replicada por outros órgãos públicos”, avalia o professor Fernando Freire. Foto: Paulo André

A primeira aula do curso foi ministrada pelo professor Fernando Freire, que tem 15 anos de experiência no ensino universitário. Ele falou sobre Teoria do Direito Administrativo e Serviços Públicos, abordando tópicos como origens e elementos do Estado, constitucionalismo, contrato social, e eficiência na gestão pública. 

“Esta é uma ação exemplar, que precisa ser replicada por outros órgãos públicos. Ela valoriza o público feminino ao capacitar as servidoras, o que é importante para o desenvolvimento de políticas públicas que realmente alcancem a sociedade”, ressaltou Freire.

A reitora da Faculdade Novo Horizonte, Rita Claudino, falou sobre a importância de se direcionar a capacitação para mulheres. “Apesar do crescimento significativo da presença feminina no mercado de trabalho registrado nos últimos anos, ainda percebemos um número muito pequeno de mulheres no serviço público”, avaliou.

Foco no público feminino

FORMAÇÃO – Para a superintendente Danielle Aguiar, o acesso à capacitação pode evitar que mulheres abandonem o mercado de trabalho. Foto: Paulo André

A superintendente de Gestão de Pessoas da Alepe, Danielle Aguiar, lembrou que a decisão de voltar a ação ao público feminino foi anunciada durante a Semana da Mulher na Alepe, em março, que reuniu uma série de atividades voltadas ao bem-estar das funcionárias e colaboradoras da Casa Joaquim Nabuco. 

Para a superintendente, ações como essa não apenas trazem ganhos na qualificação profissional das envolvidas, como podem evitar que as mulheres sejam obrigadas a abandonar o mercado de trabalho em decorrência de questões familiares. “As mulheres, muitas vezes, têm uma tripla jornada de trabalho pois são obrigadas a dar conta da carreira profissional e dos cuidados com a casa e com os filhos. Elas acabam abrindo mão de alguma coisa e normalmente é do trabalho. Precisamos de mais mulheres em postos de destaque.”

As aulas da Pós-Graduação em Gestão Pública e Sustentabilidade Social serão mensais e irão ocorrer no auditório Ênio Guerra, localizado no Anexo I da Alepe. O curso tem uma carga horária de 360 horas/aula. Parceira da Assembleia na iniciativa, a Faculdade Novo Horizonte tem unidades instaladas nos municípios de Vitória de Santo Antão (Mata Sul) e Ipojuca (Região Metropolitana do Recife).