Cláudio Lacerda recebe Medalha Joaquim Nabuco Classe Ouro

Em 31/10/2019 - 09:10
-A A+
SOLENE - Alberto Feitosa requereu a homenagem ao médico do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Foto: Jarbas Araújo

SOLENE – Alberto Feitosa requereu a homenagem ao médico do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Foto: Jarbas Araújo

O médico e professor Cláudio Lacerda recebeu, nesta quarta (30), a Medalha Joaquim Nabuco Classe Ouro. A concessão da honraria foi feita pela Assembleia Legislativa por proposição do deputado Alberto Feitosa (SD), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo hepatologista no programa de transplante de fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. 

Natural do Recife, desde criança, o homenageado sonhava em ser médico. Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, em 1976, e com  mestrado em cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lacerda decidiu se especializar em transplantes de fígado, tendo feito doutorado sobre o tema em São Paulo. De volta à Capital pernambucana, ele comandou a equipe responsável pelo primeiro procedimento do tipo no Norte-Nordeste, sendo hoje um dos mais conceituados especialistas nessa área.

Atualmente, o hepatologista está à frente da Unidade de Transplante de Fígado (UTF) do Hospital Oswaldo Cruz, atuando também no Jayme da Fonte e no Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip). O cirurgião ainda é diretor do curso médico da Universidade Maurício de Nassau, professor titular da Universidade de Pernambuco (UPE) e presidente emérito da Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado. 

No currículo do professor, constam a publicação de inúmeros artigos e trabalhos científicos, inclusive em periódicos internacionais, e ainda os vários prêmios e títulos recebidos ao longo da carreira. Em 2015, Lacerda publicou o primeiro livro, intitulado Acorde o Governador, que relata o marco de mil transplantes de fígado realizados em quase duas décadas de estudos e cirurgias no Nordeste.

ELOGIO - “Cláudio Lacerda é reconhecido no meio profissional como um homem de postura reta, opinião firme e de um olhar especial para as fragilidades do ser humano”, registrou Tony Gel. Foto: Jarbas Araújo

ELOGIO – “Cláudio Lacerda é reconhecido no meio profissional como um homem de postura reta, opinião firme e de um olhar especial para as fragilidades do ser humano”, registrou Tony Gel. Foto: Jarbas Araújo

“Cláudio Lacerda é reconhecido no meio profissional como um homem de postura reta, opinião firme e de um olhar especial para as fragilidades do ser humano”, pontuou o deputado Tony Gel (MDB), que presidiu a cerimônia. Alberto Feitosa destacou que, diante dos relevantes serviços prestados em prol do avanço da medicina em Pernambuco, justo se faz conceder a ele a Medalha Joaquim Nabuco. “Reconhecemos as inúmeras ações praticadas que, sem dúvida, são dotadas de elevado espírito público e amor ao próximo”, salientou.

O hepatologista agradeceu o reconhecimento da Alepe, lembrando que o destaque na área de transplante de fígado só vem ocorrendo por conta do esforço de uma equipe dedicada. “Conseguimos ser um dos maiores serviços do mundo”, salientou. Para o médico, a homenagem da Casa é um estímulo para que esse trabalho não seja interrompido. 

A solenidade incluiu noite de autógrafos do livro Perdão, Joana – Crônicas pela Lente de um Cirurgião, uma coletânea de artigos de Lacerda sobre temas que envolvem experiências vividas no âmbito pessoal e profissional.