
HOMENAGEM – Cerimônia para reconhecer e exaltar a força da literatura pernambucana foi proposta pelo deputado Wanderson Florêncio. Foto: Jarbas Araújo
O Dia do Escritor – 13 de Outubro – é celebrado em todo o mundo. Por proposição do deputado Wanderson Florêncio (PSC), a Assembleia Legislativa reverenciou a data com uma Reunião Solene na noite desta terça (22). A intenção foi reconhecer e exaltar a força da literatura pernambucana e o trabalho de valorização e preservação dessa história.
Em discurso, o deputado Sivaldo Albino (PSB), que coordenou a cerimônia, citou o escritor português José Saramago, falecido em 2010. Ex-serralheiro mecânico, ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998, tornando-se uma glória para seu país e todas as nações de língua portuguesa. “Saramago não tinha formação universitária, mas dedicou-se com afinco à leitura nas bibliotecas de sua cidade. O exemplo dele mostra o quão importante é a aprendizagem adquirida por meio dos livros”, destacou.
A 12ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizada este mês, também foi lembrada. Sivaldo ainda ressaltou o trabalho desenvolvido pela Gerência de Biblioteca da Alepe. “A Assembleia tem dado o exemplo de valorização da leitura e dos escritores, ao manter uma excelente biblioteca no térreo do Anexo 1”, observou, acrescentando que o espaço reúne um acervo de grande valor jurídico, literário e histórico.
Wanderson Florêncio explicou que a Reunião Solene teve o propósito de valorizar pessoas que, “com muito esforço e dedicação, disponibilizam o seu tempo para imortalizar histórias”. Para o deputado, “exaltar os escritores locais é exaltar a nossa própria história e contribuir para preservá-la”.
O parlamentar também citou escritores pernambucanos imortalizados na literatura nacional, como João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardoso, Gilberto Freyre, Ascenso Ferreira, Austro Costa, Paulo Freire, Nelson Rodrigues, entre outros. Florêncio entregou diplomas a 53 pessoas, entre escritores, livreiros e editores. Um dos homenageados, José Nivaldo Júnior, representando a Academia Pernambucana de Letras (APL), fez o discurso de agradecimento em nome dos escritores.
A poetisa, compositora e pesquisadora Myriam Brindeiro também recebeu uma placa comemorativa da Assembleia. “Eu me sinto muito honrada e contente por receber esta homenagem em nome da União Brasileira de Escritores em Pernambuco (UBE-PE)”, afirmou. O Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Casa, participou da solenidade.