
O primeiro-secretário da Assembléia, deputado João Fernando Coutinho (PSB), ressaltou o centenário de nascimento do agrônomo Moacir Brito de Freitas.
Ontem, o parlamentar registrou as homenagens realizadas no município de Pesqueira, no Agreste, cidade natal do estudioso, para lembrar a data. “Moacir sempre foi um homem visionário com idéias à frente do seu tempo”, afirmou.
De acordo com João Fernando, o pesquisador formou-se em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura São Bento, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. “Quando retornou à Pesqueira, Moacir dedicou-se à plantação de tomates. Com o tempo, adquiriu destaque no cultivo da fruta e chamou a atenção da primeira direção da Fábrica Peixe, que o convidou para contribuir com a produção dos derivados de tomate”.
O deputado ressaltou a bem-sucedida atuação do agrônomo na empresa, ocupando diversos cargos até chegar à direção. Moacir Freitas também realizou pesquisas e experimentos agrícolas para prevenir a erosão do solo e impedir queimadas.
Segundo João Fernando, o brilhante trabalho do pesquisador levou Pesqueira a sediar o Congresso Internacional de Geografia, colocando a Fábrica Peixe no roteiro dos alunos da Escola de Agronomia da Universidade de Pernambuco.
Após desligar-se da Fábrica Peixe, Moacir Freitas, que é tio do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Freitas, dedicou-se à agricultura e à pecuária até falecer, em 1999. João Fernando Coutinho ainda citou a realização da Primeira Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, durante o mês de outubro, evento que acontece simultaneamente à versão nacional.