A iniciativa do Partido dos Trabalhadores de processar o deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP) por postagens em redes sociais associando a agremiação a facções criminosas repercutiu na reunião plenária desta terça (9).
Em pronunciamento, Pastor Júnior Tércio afirmou que “o PT começou lá atrás com uma luta que parecia legítima”. Mas, hoje, segundo o parlamentar, a legenda “é sinônimo de partido anticristão, que ataca a família tradicional e que está mergulhado na corrupção”.

JUSTIÇA – Pastor Júnior Tércio criticou a iniciativa do PT de processá-lo por postagem nas redes sociais. Foto: Jarbas Araújo
Ele reiterou que postou uma publicação afirmando que CV, PCC, PT e MST são “as facções mais perigosas do Brasil” e concluiu: “ao PT, continue me processando. Processe com força. Eu tenho imunidade parlamentar e a verdade vai ser dita, doa a quem doer”.
O primeiro deputado a sair em defesa do Partido dos Trabalhadores foi Doriel Barros (PT).
O parlamentar repudiou a postagem do colega e classificou a atitude como uma ameaça à democracia. Ele também exaltou os governos de Lula por tirarem o Brasil do Mapa da Fome e promoverem a inclusão social.

PROCESSO – Doriel Barros defendeu o PT das acusações feitas por Tércio. Foto: Jarbas Araújo
Barros criticou políticos que usam a miséria do povo para garantir votos em época de eleição. “Eu defendo o projeto de que as pessoas cheguem na urna com dignidade, sem depender de ninguém, e escolham conscientemente quem deve ser”, cravou. Também ressaltou iniciativas como a CNH Rural e o Desenrola Rural, voltados para a população do campo.
Dani Portela (PT) também advogou a favor do Partido dos Trabalhadores, e acusou Pastor Júnior Tércio de ser “falso pastor”, “pseudicristão”, “fundamentalista” e “mercador da fé”. Para a parlamentar, o pronunciamento do deputado do PP promove ódio, discriminação e violência. Ainda segundo a deputada, Pastor Júnior Tércio ataca o PT porque está perdendo espaço na direita.

DEFESA – Dani Portela manifestou-se a favor do PT e afirmou que Tércio perde espaço na direita. Foto: Jarbas Araújo
“O deputado falso profeta Júnior Tércio está desesperado perdendo palanque, perdendo espaço na direita fundamentalista, e quer atacar não só o PT, mas o MST, que faz um dos maiores movimentos na América Latina em defesa da reforma agrária”, argumentou. Dani Portela também se posicionou contra a redução da maioridade penal.
No mesmo sentido, João Paulo do PT (PT) repudiou as declarações de Pastor Júnior Tércio e confirmou que o partido adotará medidas judiciais contra as calúnias.
Rechaçando também as insinuações de tom preconceituoso feitas pelo deputado do PP, João Paulo exigiu respeito à democracia e à seriedade exigida pelo Legislativo Estadual. “Este Parlamento não merece esse tipo de comportamento e atitudes”, reprovou.

COLEGIADO – João Paulo do PT fez balanço da Frente da Moradia Popular. Foto: Jarbas Araújo
João Paulo do PT também destacou na tribuna as ações da Frente Parlamentar em Defesa da Moradia Popular.
Por fim, João Paulo Costa (PT) também saiu em defesa do legado do Partido dos Trabalhadores e do presidente Lula.
Ele ainda destacou uma série de iniciativas do mandato a favor das pessoas autistas, como a oferta do método ABA no sistema público de saúde como tratamento do transtorno do espectro autista (TEA) e o incentivo à musicoterapia como tratamento complementar.

NEURODIVERGENTES – João Paulo Costa detalhou projetos apresentados a favor da população autista. Foto: Jarbas Araújo
Também citou uma proposta que combate o preconceito na contratação de pessoas com diagnóstico de autismo, além de projetos de lei de fomento ao turismo acessível e à implementação de parques multissensoriais para a população autista. “Vou sempre trabalhar para garantir a inclusão das pessoas neuroatípicas e das pessoas com qualquer tipo de deficiência”, enfatizou.
Votação
O Plenário da Alepe aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 34/2026, que inclui os agentes de trânsito no Sistema de Segurança Pública de Pernambuco. A matéria, de autoria do deputado Junior Matuto (Republicanos), foi acatada em primeira discussão, nos termos de um substitutivo apresentado pela Comissão de Justiça.

PEC – Delegada Gleide Ângelo sustentou a inclusão dos agentes de trânsito no Sistema de Segurança. Foto: Jarbas Araújo
Conforme justificativa apresentada por Junior Matuto, a PEC altera o artigo 101 da Constituição Estadual, com o objetivo de “reconhecer a natureza jurídica, a relevância institucional e as atribuições típicas de Estado desempenhadas por esses profissionais”. O texto destacou, ainda, que os agentes já exerciam, na prática, atividades de poder de polícia, no controle, fiscalização e ordenamento do tráfego.
Com a aprovação da iniciativa, a categoria se junta a órgãos como as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal e as guardas municipais no Sistema de Segurança Pública de Pernambuco. Essa última categoria, inclusive, teve a atuação inserida pela Alepe dentre as forças policiais do Estado, no último mês de maio.
Na tribuna, Delegada Gleide Ângelo (PP) tornou a defender a aprovação da PEC. A parlamentar salientou que a proposta já foi aprovada no Senado Federal e segue em tramitação na Câmara dos Deputados, e informou que entrou em contato com o deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) para solicitar celeridade ao encaminhamento da pauta a nível nacional.
“Segurança pública é um conjunto formado por um sistema de diversas instituições e todas elas precisam ser reconhecidas, cada uma na sua competência”, frisou.
Para Junior Matuto, a medida fortalece a atuação da categoria, que contribui para a organização das vias, a prevenção da violência e a proteção da população, em conjunto com as demais forças de segurança.
“Sabemos o quanto a presença da guarda é importante. E hoje, integrando as forças de segurança através dessa PEC, eu saio daqui com a consciência tranquila e com o sentimento de dever cumprido. O que for para o bem do povo Pernambucano, nós não vamos medir forças, vamos nos unir e fazer com que o povo Pernambucano ganhe com essa unidade”, declarou em pronunciamento.

TRÂNSITO – Junior Matuto destacou a importância dos agentes para a segurança. Foto: Jarbas Araújo
Auxílio
Além da matéria, também foi acatado o Projeto de Lei nº 3944/2026, que concede auxílio-moradia emergencial, no valor de R$ 350, a 388 famílias da Ocupação Presente de Deus, no bairro de Água Fria, no Recife, e da Ocupação Maria Felipa, no bairro de Maranguape 2, no município do Paulista, na Região Metropolitana.
A medida foi encaminhada pelo Governo do Estado, como recurso emergencial de apoio habitacional a moradores que vivem em condições precárias e insalubres. O pagamento terá duração inicial de 24 meses e pode ser prorrogado, se houver necessidade. O cadastro para recebimento do benefício será feito pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e permitirá que as famílias recebam novos imóveis, por meio do Programa Morar Bem Pernambuco – Minha Casa Minha Vida.
Medalha
Ainda durante a votação da ordem do dia, Dani Portela discordou da indicação de Ana Campagnolo, deputada estadual de Santa Catarina pelo PL, para receber a Medalha Joaquim Nabuco, classe ouro. A comenda é a maior honraria concedida pela Alepe. A proposta havia sido apresentada pelo deputado Renato Antunes (Novo).
Para a petista, “é inadmissível a concessão da medalha à catarinense, diante do seu histórico de lutas contra o magistério”. “Ela foi uma das pessoas que levantou a pauta da escola com mordaça, a lei da mordaça, que ela chamava de ‘Escola Sem Partido’. Inclusive, uma lei que já foi considerada inconstitucional pelo STF.”
Em resposta, Renato Antunes defendeu Ana Campagnolo e destacou sua atuação como docente da rede pública por dez anos. “Nós estamos homenageando uma professora, que se dedicou à educação básica no seu município, no seu Estado. Isso, por si só, já merece respeito.” Apesar das divergências, a matéria foi aprovada com 25 votos favoráveis e dois contrários.

ARARIPE – Socorro Pimentel noticiou a instalação de uma fábrica em Exu. Foto: Jarbas Araújo
Fábrica
Socorro Pimentel (PSD) celebrou a assinatura de um protocolo de intenções com a empresa Ambipar para a instalação de uma unidade industrial no município de Exu (Sertão do Araripe).
A parlamentar destacou que a organização é reconhecida internacionalmente por sua atuação em gestão ambiental, reciclagem de resíduos e promoção da economia circular. De acordo com ela, o projeto prevê a implantação de uma unidade voltada ao recolhimento e à transformação de resíduos plásticos e recicláveis, que serão reaproveitados na produção de itens essenciais, como tubos para sistemas de esgoto e irrigação, em parceria com cooperativas de sucateiros e trabalhadores da coleta e comercialização de materiais recicláveis.
“Durante décadas, a nossa região conviveu com a falta de investimentos estruturadores, com a escassez de oportunidades para os jovens e com a necessidade de ver muitos sertanejos deixando suas terras em busca de empregos em outras regiões. Por isso, cada novo investimento que chega ao Araripe representa mais do que números: representa dignidade, geração de renda, fortalecimento da economia local e, principalmente, a possibilidade das pessoas construírem um futuro mais próximo de suas famílias”, pontuou.
Formatura

SERVIDORES – Renato Antunes celebrou a formatura de novos policiais militares do Estado. Foto: Jarbas Araújo
Renato Antunes celebrou os investimentos do Governo do Estado na segurança pública. O deputado destacou a recente formatura de 182 novos oficiais da Polícia Militar (PM) e ressaltou que a atual gestão tem direcionado grande volume de recursos ao setor, incluindo mais de R$ 300 milhões em obras e equipamentos essenciais para garantir segurança mínima às tropas que atuam nas ruas.
“Direcionar orçamento para a segurança pública não é gastar dinheiro, é investir no Estado e garantir dignidade para quem protege a população”, destacou o parlamentar. Antunes lembrou ainda que o Governo de Pernambuco também acabou com as faixas salariais da PM, o que, para ele, é um marco de respeito à hierarquia policial.
Denúncias
Abimael Santos (PL) voltou a cobrar do Governo do Estado o pagamento de salários e benefícios atrasados de vigilantes da Kairós Segurança, prestadora de serviço da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) que teve o contrato cancelado por irregularidades. Segundo o parlamentar, houve uma decisão jurídica para que o valor correspondente aos cinco meses de salários atrasados e oito meses de vale-alimentação fosse pago pela SEE ao sindicato que representa os vigilantes, mas o gestor responsável estaria “segurando o pagamento”.

TERCEIRIZADOS – Abimael Santos cobrou o pagamento de valores devidos aos vigilantes. Foto: Jarbas Araújo
O deputado também apresentou denúncias de moradores do distrito estadual de Fernando de Noronha que estariam preocupados com a presença do tráfico de drogas no arquipélago. Ele cobrou uma reação da governadora Raquel Lyra. “A senhora pensa que administra o arquipélago, mas ele está na iminência de ser dominado pelo narcotráfico”, alertou. Por fim, criticou a empresa responsável pela gestão dos resíduos sólidos na ilha, a Universo Empreendimentos, que estaria tentando “tomar à força” o terreno de uma moradora.
Agência
Débora Almeida (PSD) anunciou a conclusão do ciclo de três anos como representante da Alepe no Conselho Consultivo da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). A deputada destacou a relevância do trabalho da entidade não apenas para fiscalizar contratos ou estabelecer normas que garantam qualidade e eficiência nos serviços prestados à população, mas, principalmente, para que o interesse público prevaleça e os direitos dos cidadãos sejam respeitados. “Encerro essa missão com orgulho, e agradeço à Alepe pela confiança em meu nome”, externou.
A parlamentar ainda elogiou as indicações de Roberta Araújo Machado e Paula de Cavalcanti Pavani Lima, pela governadora Raquel Lyra, para ocuparem os cargos de diretora de Regulação Técnico-Operacional e diretora de Regulação Econômico-Financeira da Arpe. Os nomes foram aprovados em Plenário nesta terça.

ARPE – Débora Almeida relatou a participação no Conselho Consultivo da agência. Foto: Jarbas Araújo
COMO CHEGAR