Legislativo comemora 94 anos do Conservatório

Em 28/08/2024 - 10:08
-A A+

ESFORÇOS – Diretora da instituição, Janete Florencio (centro), agradeceu aos professores e alunos. Foto: Jarbas Araújo

O aniversário de 94 anos de fundação do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) foi celebrado em reunião solene na Alepe na terça (27). O evento contou com a presença de alunos, professores e colaboradores da instituição e representantes do Conselho Estadual de Educação e da Biblioteca Pública do Estado. Também houve apresentações musicais grupo instrumental Combo CPM.

Autor da homenagem, o deputado Renato Antunes (PL) enalteceu o legado construído pelo Conservatório ao longo dos anos. “É um legado que enriquece e perpetua a música pernambucana, uma das mais pujantes, criativas e diversificadas do nosso Brasil, fazendo-a ecoar e ser admirada nos quatro cantos do mundo”, ressaltou. “Essa data não representa apenas a longevidade da instituição, mas também a perseverança, a paixão e o compromisso com a arte que foram transmitidos por várias gerações”, completou.

O parlamentar ainda destacou que solicitou ao Governo do Estado a criação de uma bolsa de incentivo para estudantes de música, e frisou a importância de garantir mais recursos ao Conservatório para promover não apenas a sobrevivência, mas também a dignidade da instituição. 

Formação

O CPM é uma instituição pública dedicada à formação de músicos em diversas áreas, como canto, composição e arranjo, regência e instrumentos. Além do papel educacional, é um importante promotor da cultura musical em Pernambuco.

FOMENTO – Além do papel educacional, entidade fundada em 1930 promove a cultura musical erudita e popular. Foto: Jarbas Araújo

A entidade foi fundada em 1930, no Recife, com o objetivo de oferecer ensino teórico e prático da música de forma acessível a todas as classes sociais. Atualmente, tem cerca de dois mil alunos e um corpo docente formado por 167 professores. Oferece cursos regulares e livres, e promove eventos e concertos de música erudita e popular. Além disso, possui uma biblioteca especializada em música e um estúdio de gravação. 

A diretora da instituição, Janete Florencio, agradeceu a homenagem. “Agradeço principalmente os esforços de professores e alunos pelo amor e dedicação na busca pela excelência no ensino e pesquisa musical”, enfatizou. Ela ainda destacou a necessidade da interiorização do trabalho da entidade e de valorização dos 15 grupos musicais do Conservatório. 

A solenidade foi presidida pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB), que também parabenizou a instituição pelo trabalho realizado em prol da cultura pernambucana.