Legislativo celebra os 30 anos de emancipação dos Bombeiros

Em 22/08/2024 - 18:08
-A A+

A passagem dos 30 anos de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) motivou a realização de uma reunião solene na Alepe, nesta quinta (22). A homenagem promovida pela Casa de Joaquim Nabuco originou-se de solicitação do deputado Renato Antunes (PL). 

O processo de independência do Corpo de Bombeiros em relação à Polícia Militar tem como marco a Emenda Constitucional n° 4. Por meio da mudança na Carta Magna estadual, as duas corporações passaram a ser autônomas, o que fez com que pudessem ter gestões, efetivos e orçamentos próprios.  

Segundo Renato Antunes, valorizar o comprometimento de homens e mulheres que doam as próprias vidas para salvar outras é um dever de todos. “A emancipação do Corpo de Bombeiros não foi apenas um avanço administrativo, mas o reflexo do reconhecimento da importância crucial que esta instituição desempenha em nossa sociedade”, frisou.

INDEPENDÊNCIA – Para Renato Antunes, a emancipação dos Bombeiros ajudou a valorizar a instituição. Foto: Amaro Lima

O comandante-geral do CBMPE, coronel Francisco de Assis Cantarelli, agradeceu à Alepe pela homenagem à corporação e exaltou os militares que integraram as negociações para emancipar a instituição. “Reconheço aqui o trabalho daqueles que tiveram coragem de ousar para que um sonho pudesse se frutificar”, enalteceu.

Cantarelli recebeu do Poder Legislativo uma placa alusiva à comemoração. Além dele, também participaram da solenidade o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Iremberg Leal; o deputado Joel da Harpa (PL), e representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, da Defesa Civil do Recife e da Polícia Rodoviária Federal.

SOLENIDADE – Francisco de Assis Cantarelli agradeceu à Alepe pela homenagem. Foto: Amaro Lima