Câmara Municipal concede título de cidadão recifense ao presidente Álvaro Porto

Em 04/06/2024 - 09:06
-A A+

CONDECORAÇÃO – Proposta do vereador Vicente André Gomes (à esquerda) motivou solenidade com presença do presidente da Câmara do Recife, Romerinho  Jatobá, e do prefeito João Campos (à direita). Foto: Jarbas Araújo

Presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto (PSDB) recebeu o título de cidadão recifense. Proposta pelo vereador Victor André Gomes (PV), a solenidade foi realizada na Câmara Municipal do Recife na noite de segunda (3) e reuniu diversas autoridades, amigos e familiares do parlamentar, que é natural do município de Canhotinho (Agreste Meridional). 

A relação com a Capital pernambucana se iniciou na adolescência, quando o parlamentar vinha à cidade visitar os irmãos. Há quase 34 anos, ele fixou residência no Recife. Entre 2005 e 2012, quando foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos, voltou a morar no Agreste, mas sem se desvincular do Recife. 

“Quero externar, especialmente, a minha gratidão ao Recife, essa cidade que me acolheu e, agora, me recebe como seu cidadão e filho. Com o Recife, construí uma relação de proximidade gradual e, por isso mesmo, sólida e marcada pela reciprocidade”, disse o presidente da Alepe.

Tendo crescido em meio à política, Álvaro Porto exerce atualmente o terceiro mandato de deputado estadual. Foi reeleito em outubro de 2022, com 46.026 votos. Em fevereiro de 2023, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa.

“Como vereador da cidade do Recife, compartilho com o Álvaro Porto o compromisso de cuidar da sociedade, especialmente daqueles que mais precisam. Ele tem sido um pilar de manutenção da democracia pernambucana, garantindo que todas as vozes, independente de suas afiliações partidárias ou ideológicas, sejam ouvidas e respeitadas. Com isso, tem reafirmado a autonomia do Legislativo e garantido a participação de todos os deputados e deputadas que atuam na Alepe”, disse Victor André Gomes, autor da homenagem.

Também presente na homenagem, o prefeito do Recife, João Campos, enfatizou a preocupação de Porto com todos municípios pernambucanos e, em especial, a Capital. Ele ainda considerou a iniciativa um justo reconhecimento à história do político.  

Presenças

SERVIDORES – Coral Vozes de Pernambuco participou da festividade na Câmara do Recife. Foto: Jarbas Araújo

Com a participação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores e colaboradores da Alepe, a cerimônia foi comandada pelo presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB). A noite teve ainda a exibição de um vídeo sobre a trajetória de Álvaro Porto, que contou com depoimentos de amigos e familiares do homenageado. 

“Cada decisão da Assembleia Legislativa impacta diretamente na vida dos cidadãos pernambucanos. Espero que a entrega desse título, presidente Álvaro, reafirme mais ainda nossa missão em melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Parabéns por essa homenagem”, destacou o parlamentar Romerinho Jatobá. 

Entre as autoridades presentes, os deputados João Paulo Costa (PCdoB), Pastor Cleiton Colins (PP), Henrique Queiroz Filho (PP), Rodrigo Farias (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Kaio Maniçoba (PP), Eriberto Filho (PSB), Danilo Godoy (PSB), Rosa Amorim (PT), Jarbas Filho (MDB), Edson Vieira (União), Luciano Duque (Solidariedade), Francismar Pontes (PSB), Diogo Moraes (PSB), Dani Portela (PSOL) e João de Nadegi (PV).

Também acompanharam a cerimônia o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Campos; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), desembargador Fernando Braga; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), desembargadora Nise Pedroso; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Valdeci Pascoal; o secretário de Turismo e Lazer do Recife e deputado licenciado, Antônio Coelho; o secretário de Governo e Participação Social do Recife, Aldemar Santos; o procurador-geral de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Marcos Carvalho; o defensor público geral de Pernambuco, Henrique Seixas; o major Diego Araújo de Souza, representando o Comando Militar do Nordeste; a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz; a vice-prefeita de Ribeirão, Carol Jordão; os conselheiros do TCE-PE Ranilson Ramos, Eduardo Porto e Rodrigo Novaes;  os vereadores do Recife Carlos Muniz (PSB), Luís Eustáquio (PSB) e Tadeu Calheiros (MDB); e o cantor Novinho da Paraíba. 

Perfil

COMPROMISSO – Entrega do título enfatizou as ligações pessoais e políticas de Porto com a Capital. Foto: Jarbas Araújo

Desde cedo, Porto mostrou interesse em seguir os passos do pai, Lourival Mendonça de Barros, que foi prefeito de Canhotinho por dois mandatos (1965-1968 e 1977-1982). Também sofreu influência dos irmãos Carlos Porto, deputado estadual por três legislaturas, entre 1979 e 1990, e Eduardo Porto, que ocupou cadeira na Alepe por dois mandatos consecutivos, entre 2007 e 2014.
A trajetória na vida pública começou em 2004, quando saiu vitorioso da disputa pela Prefeitura de Canhotinho, tendo sido reeleito na disputa seguinte.

Como chefe do Poder Legislativo Estadual, o parlamentar tem trabalhado em parceria com o primeiro-secretário, deputado Gustavo Gouveia (SD), e demais componentes da Mesa Diretora para a manutenção da harmonia entre as bancadas partidárias e o fortalecimento da autonomia da Casa.

Na presidência da Alepe, tem fortalecido ainda a relação com o Recife, especialmente a partir da agenda social vigente na Casa, voltada para ações de cidadania, fortalecimento de direitos e oferta de serviços de saúde. Também tem aberto espaço para o debate com entidades de classes, sindicatos e instituições com atuação na área social.