
RECONHECIMENTO – Paraibano, o promotor atua há quase 30 anos em terras pernambucanas. Foto: Giovanni Costa
Natural de Pombal (PB), o promotor Sérgio Roberto da Silva Pereira recebeu, nesta segunda-feira (20), o título de cidadão pernambucano da Alepe. A entrega da distinção deve-se aos relevantes serviços prestados pelo homenageado na promoção da justiça e na defesa dos cidadãos pernambucanos, junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), órgão que atua desde 1994.
A solenidade foi presidida pelo deputado Mário Ricardo (Republicanos), e teve origem no requerimento apresentado pelo ex-parlamentar Rodrigo Novaes, que é atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).
“Para nós, que somos pernambucanos, é um motivo de muito orgulho tê-lo como um membro tão atuante do MPPE. Tenho certeza que seus colegas do Ministério Público estão muito satisfeitos com a entrega desse título, pois ele faz jus à trajetória brilhante que o senhor trilhou em Pernambuco”, disse o parlamentar Mário Ricardo.
“Por tudo o que já vivenciei e aprendi nesse Estado ao longo de quase 30 anos, agradeço à Alepe e aos parlamentares que me ofereceram esse nobre título. É uma honra servir a Pernambuco”, disse o promotor Sérgio Roberto.
Entre as autoridades presentes, estiveram: o procurador-geral de Justiça do MPPE, Marcos Antônio Matos de Carvalho; a promotora Deluse Amaral, presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco; o juiz Virgínio Carneiro Leão; e a defensora pública Etiene Gonçalves.
Trajetória – Sérgio Roberto da Silva Pereira nasceu em 1967, na Paraíba. Formado em Direito pela UFPB, foi nomeado ao cargo de promotor do MPPE em 1994. Desde então, já atuou em diversas cidades do Estado, como Afogados da Ingazeira, Itapetim, Betânia, Carnaíba, Serra Talhada, São Bento do Una, São José do Egito e Igarassu.
Em 2002, foi promovido por antiguidade para o cargo de 1º Promotor de Justiça Criminal da Capital, com atuação na 1ª Vara Criminal da Capital, onde atualmente exerce suas atividades. Entre os postos ocupados, destacam-se: coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminal; conselheiro político do Programa de Apoio e Proteção às Testemunhas, Vítimas e Familiares (Provita), como representante do MPPE; e assessor técnico em matéria criminal da Procuradoria-Geral de Justiça.