Reunião Solene comemora Dia do Soldado

Em 24/08/2023 - 12:08
-A A+

MEMÓRIA – Data reverencia legado do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Fotos: Giovanni Costa.

Antecipando-se às comemorações oficiais que irão acontecer no próximo dia 25 de agosto, a Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu uma Reunião Solene na última quarta (23) para celebrar o Dia do Soldado. A data foi estabelecida em homenagem ao marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias – patrono do Exército Brasileiro. 

EXEMPLO – “Falar da memória do Duque de Caxias é ressaltar a historicidade do Brasil”, destacou o deputado Renato Antunes, que propôs a homenagem.

Autor da proposição que originou a solenidade, o deputado Renato Antunes (PL) destacou que o Duque de Caxias foi um homem que pacificou o país, acrescentando que “falar de sua memória é ressaltar a historicidade do próprio Brasil”. O parlamentar ainda salientou o orgulho de ter integrado os quadros do Exército nacional. “Só sabe o que é ser soldado quem é ou já foi soldado; aquele que abre mão do conforto e de uma maior convivência com a família e, muitas vezes, não tem seu trabalho reconhecido, nem é bem remunerado”, afirmou Antunes, que foi aluno do CPOR, em Recife; serviu no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Garanhuns; e na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, na capital pernambucana.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), “a data nos remete à bravura do Exército Brasileiro, que merece ser reconhecida todos os dias”. Porto lembrou que foi sob a liderança do Duque de Caxias que o Brasil conquistou grandes vitórias sobre tropas inimigas na Guerra do Paraguai. “O Dia do Soldado é uma data carregada de simbolismos e digna de celebrações, como esta que ocorre na Alepe”, pontuou o parlamentar.

HONRA – Para o presidente da Alepe, Álvaro Porto, data é carregada de simbolismo e digna de celebrações.

Representando o Comando Militar do Nordeste (CMNE), o comandante da 7ª Divisão do Exército, general Raul Rodrigues de Oliveira, frisou que a homenagem da Alepe ao Dia do Soldado representa um reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho do Exército em defesa da soberania nacional e à contribuição da instituição ao desenvolvimento social e cultural do Estado.

Segundo o militar, o Duque de Caxias sempre se pautou pelo caráter íntegro, honrado, sereno e justo nos mais de 50 anos dedicados ao povo brasileiro. “Foi um notável líder militar, estadista e um herói nacional. Seu principal atributo foi a simplicidade na grandeza”, comentou o general, que ainda fez questão de reverenciar os heróis da Primeira Batalha de Guararapes, em 1648, em terras pernambucanas: “Vidal de Negreiros, Felipe Camarão, Henrique Dias, Fernandes Vieira, Antônio Dias Cardoso e tantos outros heróis anônimos – exemplos de coragem e bravura que impulsionam e inspiram a preservação do solene juramento de defesa da integridade do território nacional com o sacrifício da própria vida”.

Presenças

Também participaram da Reunião Solene os deputados Abimael Santos (PL), Antonio Coelho (União), Gilmar Júnior (PV), João Paulo (PT), João de Nadegi (PV), Joãozinho Tenório (Patriota), Joel da Harpa (PL), além de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Advocacia Geral da União (AGU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Segundo Comando Aéreo Regional (II Comar), Hospital Naval do Recife e do Comando da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).