
RELAÇÕES INTERNACIONAIS – O encontro teve o objetivo de reforçar os laços entre os dois países. Foto: Jarbas Araújo
O segundo secretário da Alepe, deputado Pastor Cleiton Collins (PP), e o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa, deputado Lula Cabral (Solidariedade), recepcionaram, nesta terça (22), o comandante-geral da Esquadra de Treinamento da Força Marítima de Autodefesa do Japão, contra-almirante Yasushige Konno, durante visita de cortesia à Assembleia.
Iniciativa do Consulado-Geral do Japão no Recife, a visita reforça os laços entre o país oriental e Pernambuco. Também participaram do encontro, acontecido na Primeira Secretaria da Alepe, o cônsul-geral do Japão na capital pernambucana, Hiroaki Sano, o adido militar da Embaixada do Japão no Brasil, Hiroyuki Fujita, o cônsul-geral adjunto, Masami Ohno, e o deputado Antonio Coelho (União).
Pastor Cleiton Collins deu as boas vindas aos japoneses, frisando a importância da retomada das visitas internacionais ao Legislativo após três anos de limitações impostas pela pandemia. Já Lula Cabral agradeceu a presença do grupo, ressaltou a forte contribuição de descendentes de japoneses ao Brasil e a histórica proximidade entre os dois países. Por sua vez, Antonio Coelho destacou a importância da comunidade japonesa em Petrolina, no Sertão do São Francisco, sua base política.
Esquadra
O contra-almirante retribuiu os agradecimentos, salientou a receptividade e afirmou que visitas, como a feita nesta terça à Alepe, são parte do trabalho de fortalecimento das relações entre japoneses e brasileiros. Yasushige Konno disse ainda estar impressionado com a beleza do Recife e satisfeito com o bom tempo registrado na cidade.
A esquadra japonesa é composta pelos navios Kashima e Hatakaze, conta com cerca de 530 tripulantes, entre aspirantes e oficiais, e está percorrendo países das Américas do Sul, Central e do Norte. No Brasil, além do Recife, os militares japoneses cumprirão agenda na cidade do Rio de Janeiro.