
BALANÇO – Além de debates, colegiado aprovou 50 matérias no semestre. Foto: Paulo André
Demandas do Polo de Confecções do Agreste, preservação de sítio histórico em Abreu e Lima (Região Metropolitana) e prevenção de incidentes com tubarões foram alguns dos temas de destaque nas discussões promovidas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo no primeiro semestre da atual sessão legislativa.
Os debates se deram em três audiências públicas. A primeira delas, realizada no mês de março em conjunto com o colegiado de Meio Ambiente, analisou medidas para evitar incidentes com tubarões na Região Metropolitana do Recife (RMR). Na ocasião, foram ouvidas propostas de pesquisadores, gestores públicos e representantes de organizações da sociedade civil.

CONFECÇÕES – Colegiado buscou unir esforços para fomentar a economia e o turismo de negócios no Agreste. Foto: Jarbas Araújo
Em maio, a Comissão foi a Caruaru, no Agreste Central, para ouvir as demandas do Polo de Confecções. A audiência pública na sede regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) teve como objetivo aproximar a Alepe do arranjo econômico do Agreste. Também buscou articular soluções integradas com o Governo do Estado e os municípios, além de cooperar para o desenvolvimento da economia local e do turismo de negócios na região.
No final de junho, o colegiado recebeu representantes dos governos municipal, estadual e federal e da sociedade civil para avaliar o tombamento do Sítio Histórico de São Bento, localizado em Abreu e Lima. Os participantes discutiram medidas para preservar a memória da área e promover o desenvolvimento econômico, turístico, ecológico, cultural e social do local.
Outro destaque entre as atividades realizadas no semestre foi a apresentação do Informativo Econômico de Pernambuco, documento elaborado pela Consultoria Legislativa da Alepe (Consuleg). O estudo analisou o comportamento da economia do estado ao longo dos últimos oito anos.

COMANDO – Mário Ricardo, do Republicanos, atua na presidência do colegiado desde março. Foto: Roberta Guimarães
Ao todo, foram realizadas cinco reuniões ordinárias e uma extraordinária no período. Foram distribuídas 302 proposições, das quais 50 foram discutidas e votadas.
O grupo parlamentar atualmente é presidido pelo deputado Mário Ricardo (Republicanos), tendo Abimael Santos (PL) como vice-presidente.