Assuntos Internacionais abre as portas do Legislativo para nações estrangeiras

Em 10/07/2023 - 10:07
-A A+

TRADIÇÕES: Tambor Japonês Ren Taiko encantou na comemoração dos 105 anos da imigração japonesa. Foto: Giovanni Costa

A Comissão de Assuntos Internacionais deu início, no primeiro semestre de 2023, à escolha das nações que este ano receberão o Prêmio País Amigo de Pernambuco. Além disso, o colegiado permanente deu apoio a visitas consulares e atividades realizadas pela Alepe com a participação de autoridades estrangeiras.

COMANDO – Deputado Lula Cabral preside o colegiado, tendo Jarbas Filho como vice. Foto: Roberto Soares

O grupo parlamentar foi instalado em março, quando o deputado Lula Cabral (Solidariedade) foi escolhidos presidente e Jarbas Filho (PSB) vice-presidente para o biênio 2023-2024. Os dois foram indicados em maio, junto com Joaquim Lira (PV), para compor a Comissão Avaliadora do prêmio. 

Disciplinada pela Resolução 1892/2023, a premiação reconhece, desde 2018, práticas e projetos de nações que beneficiem Pernambuco nas mais diferentes áreas. Todos os anos, dois países são congratulados pela Alepe. Este ano, parlamentares Casa indicaram, por meio de Projetos de Resolução, Países Baixos (Holanda), Suíça, Itália e Espanha

Competências

A Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe é responsável por uma série de competências envolvendo a interação do Estado com outras nações e organismos internacionais. Uma de suas competências, previstas no Regimento Interno, é o estreitamento de relações com representações estrangeiras, incluindo consulados e embaixadas.

As atribuições do colegiado também abrangem temas humanitários, como emigração e imigração, bem como questões de saúde e patologias de interesse global, onde campanhas preventivas, pesquisas, vacinas e tratamentos são objetos de atenção. Ela busca ainda incentivar a qualificação profissional nas áreas de relações internacionais e comércio exterior.

Eventos

LAÇOS: Encontro entre o cônsul do Japão e o presidente da Alepe reforçou parcerias. Foto: Lucas Patrício/Divulgação

Em abril, o grupo parlamentar participou da visita do cônsul do Japão no Recife, Hiroaki Sano, ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Eles discutiram o fortalecimento dos laços entre o país oriental e Pernambuco. Outros encontros foram solicitados aos consulados de países como França, Suíça, Eslovênia e Malta.

Em junho, por sua vez, o grupo parlamentar se engajou no apoio à reunião solene comemorativa dos 105 anos da presença japonesa em Pernambuco. A solenidade foi comandada pelo deputado Antônio Moraes (PP), propositor da homenagem. Além desses eventos, a comissão realizou três reuniões internas de trabalho.

Cronograma

O colegiado já definiu algumas atividades a serem realizadas no segundo semestre. Em agosto, haverá a discussão e aprovação do projeto vencedor da edição de 2023 do Prêmio País Amigo de Pernambuco. A data prevista para a solenidade de entrega é 24 de outubro.

Também estão previstas visitas consulares, à vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão e à secretária executiva de relações internacionais do Governo do Estado, Mariana Melo.