Deputados pedem convocação urgente de policiais penais

Em 20/06/2023 - 18:06
-A A+

CONCURSADOS – Delegada Gleide ngelo cobrou a contratação de policiais penais. Foto: Roberto Soares

A contratação urgente de 1.354 policiais penais aprovados em concurso realizado no ano passado foi defendida nesta terça pela deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB). Durante a reunião plenária, a parlamentar argumentou que os aprovados no certame já concluíram o curso de formação, e estão “prontos e aptos” para atuarem na segurança das unidades prisionais do Estado. 

Gleide lembrou que a superlotação do sistema prisional de Pernambuco já foi alvo de resolução da Corregedoria Nacional de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). E que o Governo precisa reforçar o quadro de profissionais, melhorando a proporção entre o quantitativo de policiais penais e de presos. 

CRONOGRAMA – Renato Antunes pediu que ao menos seja divulgado um calendário para convocação. Foto: Roberto Soares

“Atualmente, o sistema prisional de Pernambuco tem 30.950 presos, e o efetivo de policial penal é de apenas 1.458 policiais penais, que cuidam de 23 unidades prisionais e de 44 cadeias públicas”, relatou a deputada. 

A parlamentar lembrou que, conforme a Resolução nº 9/2009 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, a proporção correta seria de cinco presos para cada policial penal.

De acordo com Gleide Ângelo, no caso do Presídio Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), por exemplo, existem 1.465 encarcerados e oito policiais penais. Isso significa uma proporção de 188 presos por policial na unidade, localizada no Recife.  

POLÍCIA PENAL – Joel da Harpa também manifestou apoio aos concursados Foto: Roberto Soares

O deputado Renato Antunes (PL) fez um apelo ao governo para que haja transparência com aqueles que estudaram, se esforçaram e querem se dedicar ao serviço público. “Que o Governo do Estado, ou mesmo a Secretaria de Administração, pelo menos eles tenham a consideração e a sensibilidade de estabelecer um calendário, que possa dar a eles condição de se planejar.”

Joel da Harpa (PL) também expressou apoio aos concursados, que ocuparam as galerias do plenário durante a reunião. O deputado afirmou que toda a Casa está engajada para que as vagas de policiais penais sejam preenchidas.  

Instituto Agronômico

ÓRGÃO – Segundo Luciano Duque, o IPA está “sucateado e agonizando”. Foto: Roberto Soares

A situação atual do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), motivou discurso de Luciano Duque (Solidariedade). O parlamentar denunciou o sucateamento do órgão de pesquisa e extensão agrícola, e cobrou investimentos do Governo. 

Segundo Duque, o IPA está “sucateado e agonizando”, e carece de recursos para materiais de expediente e limpeza, e custeio dos mais diversos serviços em todo o Estado. O deputado ainda usou a tribuna para pedir ao Governo que inclua a Festa da Renascença de Pesqueira (Agreste Central)  na programação do Circuito do Frio. 

Saúde

HOSPITAIS – Sileno Guedes criticou fechamento de unidades de Saúde. Foto: Roberto Soares

O deputado Sileno Guedes (PSB) criticou o Governo do Estado por anunciar, em menos de trinta dias, o fechamento de duas unidades públicas de saúde na Região Metropolitana do Recife.

O primeiro caso foi o do Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda, que chegou a ter o fim do contrato anunciado, mas será mantido com redução de leitos de UTI. O seguinte foi o Hospital de Retaguarda em Neurologia, no bairro do Prado, na capital pernambucana, que terá as atividades encerradas em 30 de junho.

Vice-presidente da Comissão de Saúde, o parlamentar afirmou que o colegiado deverá convidar a Secretaria Estadual de Saúde para vir à Alepe prestar esclarecimentos. “Essas decisões do Governo não têm explicação lógica e afeta a população que mais precisa de atenção e atendimento especializado”, apontou. 

Festival de Inverno

FIG – Izaías Régis desmentiu mudança de nome do Festival de Inverno de Garanhuns. Foto: Roberto Soares

O Festival de Inverno de Garanhuns, FIG, pautou o discurso de Izaías Régis (PSDB). O líder do Governo na Alepe desmentiu informações de que a gestão estadual pretende mudar o nome do tradicional evento. Na avaliação do parlamentar, o festival é alvo de boatos e de “politicagem” com o objetivo de desmoralizar a trigésima primeira edição do FIG. 

Polícia Militar

O aniversário de 198 anos da Polícia Militar do Estado de Pernambuco foi lembrado pelo deputado Joel da Harpa. O parlamentar ressaltou a importância da corporação e parabenizou os esforços dos colegas, já que, muitas vezes, precisam atuar com equipamentos obsoletos e em condições de trabalho precárias, em um Estado considerado inseguro e com altas taxas de criminalidade.