
RECONHECIMENTO – De Belém (PA), Walker Robson vive há 58 anos em Pernambuco. Foto: Jarbas Araújo
A Alepe concedeu, nesta segunda-feira (12), o Título de Cidadão Pernambucano ao presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (Cetran-PE), Walker Robson de Assunção Barbosa. Nascido em Belém (PA), no ano de 1964, o engenheiro agrônomo vive em Pernambuco desde 1965, quando seu pai, que era militar, veio transferido para morar no Recife.
A entrega do título foi uma proposição do primeiro-secretário da Alepe, o deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), e reconhece “os relevantes serviços prestados por ele ao Estado”, por meio do Cetran-PE.
“É um momento muito especial para mim. O generoso ato da Alepe, proposto pelo parlamentar Gustavo Gouveia, simboliza o amor recíproco que sinto por esse Estado maravilhoso, que neste momento oficializa a minha adoção e me permite afirmar aquilo que meu coração há muito já dizia: sou pernambucano”, afirmou o presidente do Cetran-PE.
Trajetória
Tendo cursado os ensinos básico e médio no Colégio Militar do Recife, Walker Robson de Assunção Barbosa é engenheiro agrônomo, formado pela UFRPE. Possui pós-graduação em Agricultura Tropical (Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior), MBA em Gestão Superior (Amana-Key) e tem mestrado em Administração Rural (UFRPE).
Em 1999, ingressou na Polícia Rodoviária Federal, órgão que já desempenhou as mais diversas funções. Foi secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Boa Vista (RO), de 2005 a 2006. Traz ainda passagens pela Receita Federal, Banco do Brasil e INCRA.
Desde 2019, é presidente do Cetran-PE, onde ocupa o segundo mandato. Colegiado, o Cetran-PE é composto por representantes de diferentes órgãos e entidades, e tem como competência elaborar normas, respostas a consultas, julgamentos de recursos, além do acompanhamento e coordenação de todas as atividades dos órgãos de trânsito no Estado.