Colegiado define juradas do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres

Em 21/03/2023 - 17:03
-A A+

AVALIAÇÃO – Presidente da Comissão da Mulher, Delegada Gleide Ângelo vai compor equipe julgadora da premiação. Foto: Jarbas Araújo

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher definiu, nesta terça (21), as deputadas que vão participar do júri do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2023. A presidente do colegiado, deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), e as parlamentares Débora Almeida (PSDB) e Rosa Amorim (PT) serão as representantes da Alepe no grupo responsável pela avaliação das candidaturas.

Também integram o grupo duas representantes da Secretaria Estadual da Mulher, que neste ano serão a ouvidora Geraldina Ferreira e a assistente administrativa da Diretoria Geral de Enfrentamento à Violência de Gênero, Gisele Lopes. A representante da sociedade civil será a coordenadora da Câmara Temática da Mulher do Consórcio de Municípios do Agreste e da Mata Sul (Comagsul), Betânia Ribeiro.

A Comissão de Avaliação se reúne no dia 27 de março para definir os quatro municípios contemplados na edição de 2023. São agraciadas no Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, anualmente, administrações do Estado que se destacam por desenvolver políticas públicas para a população feminina, visando promover a igualdade de gênero. A honraria será entregue em Reunião Solene na Alepe, no dia 26 de abril.

TRANSTORNO – “O índice de cobertura de saneamento em Pernambuco não chega a 30%”, lamentou Romero Sales Filho. Foto: Jarbas Araújo

Na reunião desta terça, também foram distribuídos 73 projetos de lei (PLs) para relatoria. “Esse número mostra que o Legislativo de Pernambuco está preocupado com a pauta das mulheres”, avaliou Gleide Ângelo.

Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente também se reuniu na manhã desta terça para distribuir 27 PLs para relatoria. Integrantes da comissão aproveitaram a oportunidade para ressaltar a importância de debater questões prioritárias para o Estado, como abastecimento e saneamento básico. 

“O índice de cobertura de saneamento em Pernambuco não chega a 30%. Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tem um dos piores índices do Brasil”, afirmou o presidente do colegiado, Romero Sales Filho (União). O parlamentar ainda destacou o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, e anunciou que a Comissão vai realizar audiências públicas para discutir temas como a situação dos aterros sanitários em Pernambuco.