
TRAJETÓRIA – Canadense chegou ao Brasil em 1983: “Ela sente alegria no desenvolvimento de pessoas”, elogiou Doriel Barros, autor da homenagem. Foto: Divulgação
O empenho junto a trabalhadores rurais do Estado rendeu à engenheira agrônoma Elizabeth Szilassy o Título de Cidadã Pernambucana, concedido pela Alepe nesta quinta (2), por indicação do deputado Doriel Barros (PT). A homenageada é presidente dos conselhos de Defesa do Meio Ambiente e de Alimentação Escolar de Brejo da Madre de Deus (Agreste Central), além de vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.
Natural da província canadense de Ontário, Szilassy chegou ao Brasil em 1983 como voluntária. A primeira missão durou seis anos, no município de Bom Jardim (Agreste Setentrional). Depois, permaneceu por 14 em Tacaimbó (Agreste Central), contribuindo, entre outras ações, para a construção de cisternas capazes de captar água da chuva e de bancos de sementes.
Em 2000, a homenageada foi convidada a Brejo da Madre de Deus com o objetivo de apoiar a produção orgânica. “Ela sente alegria no desenvolvimento de pessoas, com compromisso de lutar por um mundo melhor, mais justo e solidário”, destaca o autor na justificativa da proposição.