
PRÊMIO – Representantes de China, Colômbia, Inglaterra e Malta receberam as honrarias referentes às edições de 2020 e 2021. Foto: Jarbas Araújo
Representantes de China, Colômbia, Inglaterra e Malta estiveram na Alepe, nesta terça (22), para receber o Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco, edições 2020 e 2021. Instituídos pela Resolução nº 1.434/2017, a medalha e o diploma são concedidos anualmente a até duas nações selecionadas pela Comissão de Assuntos Internacionais por terem desenvolvido projetos benéficos ao Estado. A cerimônia, que havia sido adiada devido à pandemia, ocorreu no Auditório Sérgio Guerra e foi presidida pelo deputado Diogo Moraes (PSB).
A Colômbia recebeu a lauda referente ao ano de 2020. A parceria para receber estudantes da rede estadual por meio do programa Ganhe o Mundo e a conexão do Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes com Bogotá são citadas na iniciativa do deputado Lucas Ramos (PSB). Ele ainda a reforçou inspiração naquele país para a implantação dos Centros Comunitários da Paz (Compaz). “O exemplo da Colômbia estimula a gerar cidadãos mais críticos, participativos e conscientes dos papéis sociais que podem exercer”, disse.
A mesma edição premiou a China, por proposição do deputado Romero Sales Filho (União). Na justificativa, o parlamentar faz referência a protocolos de cooperação técnica para ampliar as exportações para a nação oriental e intercâmbios entre autoridades estaduais e governos das províncias de Sichuan e Qinhai. Destaca, ainda, investimentos chineses nos portos de Recife e Suape. “Na esfera social e filantropia, a comunidade chinesa em Pernambuco é bastante ativa”, agrega.
O ex-deputado Professor Paulo Dutra foi o responsável pelo projeto de resolução sugerindo a homenagem para a Inglaterra. Na mensagem, ele enfatizou que, por meio do Ganhe o Mundo, a faculdade Bournemouth and Poole College (BPC) recebeu intercambistas pernambucanos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Jogos Digitais e Suporte de Manutenção de Rede.

INICIATIVA – Coube a Wanderson Florêncio discursar na solenidade em nome do conjunto de parlamentares. Foto: Jarbas Araújo
A premiação de 2021 foi dividida com a República de Malta, proposta por Wanderson Florêncio (Solidariedade), a quem coube discursar na solenidade em nome do conjunto de parlamentares. Ao indicar Malta, o deputado reforçou “o aumento expressivo do relacionamento empresarial e de investimentos no Estado”, além do incentivo à ida de pernambucanos para estudos de língua inglesa. Exaltou, por fim, a atuação do professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Thales Castro como titular do Consulado Honorário do país europeu no Recife.