
CENTENÁRIO – Deputados Clodoaldo Magalhães e Marco Aurélio Meu Amigo entregam homenagem a Frei Rosenildo. Foto: Evane Manço
A Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife, foi exaltada pela Alepe na última segunda (12), em sessão solene proposta pelo primeiro-secretário da Alepe, deputado Clodoaldo Magalhães (PV). O encontro celebrou os 100 anos da elevação do monumento religioso à condição de basílica menor pelo Vaticano, título conferido pela Igreja Católica a templos considerados ricos em história e importância junto à comunidade.
Pertencente à Ordem Carmelita, a construção teve início entre os séculos 17 e 18, com fachada em estilo rococó e a mais alta torre barroca do Brasil, com 50 metros de altura. As obras foram concluídas em 1767, após 70 anos de trabalho. Já a cerimônia de sagração da igreja em basílica, em 1922, foi presidida pelo então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde.
A placa comemorativa do centenário foi entregue ao reitor da basílica, Frei Rosenildo Alexandre. O evento teve também a presença do deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PSB).