
DIREITO – “Alepe precisa cumprir seu papel e incluir no PLDO 2023 os recursos para o pagamento do piso”, defendeu. Foto: Roberta Guimarães
Ato pela implantação do piso salarial da enfermagem promovido no Recife, nesta quarta (24), foi registrado pelo deputado João Paulo (PT) durante a Reunião Plenária. Segundo o petista, além de cobrar a aplicação da Lei Federal nº 14.434/2022 por Estados, municípios e rede privada, os manifestantes defenderam a derrubada do veto ao reajuste periódico da remuneração.
“Bolsonaro vetou o trecho da norma que determinava a correção anual do piso, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), alegando vício de inconstitucionalidade”, esclareceu o deputado, que destacou a atuação dos sindicatos para evitar a precarização do trabalho e a redução dos vínculos após a nova lei.
“A Alepe também precisa cumprir seu papel e incluir no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2023, que votaremos nos próximos dias, os recursos para o pagamento do piso”, concluiu.